quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Ser educado pela mãe ou por traficantes?

Uma australiana inconformada com o fato de o filho ter sido várias vezes flagrado roubando, decidiu fazer o menino de 10 anos passar vergonha pública. Ele foi obrigado a ir para uma rua de Townsville (Queensland, Austrália) com uma placa presa à camisa: "Não confie em mim. Vou roubá-lo, já que sou um ladrão". A sessão de vergonha durou uma hora.

A mãe justificou a medida como a única alternativa que restava após três anos lutando contra os seguidos roubos praticados pelo filho, de acordo com reportagem do "Townsville Bulletin".

 - Eu o levei a uma delegacia e os policiais mostraram a ele as celas. Eu o levei a um tribunal e a um centro para correção de jovens a fim de mostrar como são as coisas. Eu o levei para as lojas de onde ele havia roubado. Eu aconselhei, eu fiz tudo o que eu pude -, afirmou a mulher.

Você concorda com a medida adotada pela mãe?

Para que possamos analisar este fato com uma visão bíblica, vamos recorrer ao manual do ser humano:

"O que retém a vara aborrece a seu filho, mas o que o ama, cedo, o disciplina."
Provérbios 13:24

Por mais que o filho possa achar ruim tal atitude, sua mãe entende que ele precisa sentir o peso da responsabilidade dos seus atos errôneos.

"Não retires da criança a disciplina, pois, se a fustigares com a vara, não morrerá."
Provérbios 23:13

O que você acha melhor? Esta criança ser disciplinado pela sua mãe que o ama incondicionalmente, ou futuramente por algum policial ou traficante?

"A vara e a disciplina dão sabedoria, mas a criança entregue a si mesma vem a envergonhar a sua mãe."
Provérbios 29:15

Entendamos que a criança, até certa idade, não possui maturidade o suficiente para saber o que é bom para ela mesma. Caso sua mãe deixasse 'correr solto', futuramente a probabilidade que ele a envergonhe mais ainda é praticamente de 100%.

Na minha opinião, acredito que se muitas mães tivessem esta postura de educar seus filhos, mesmo que isso traga uma certa dor em seus corações por não atender aquilo que eles desejam, o mundo seria um lugar melhor, com futuros adultos disciplinados, responsáveis e que dão orgulho aos seus familiares. Deus tem prazer em abençoar Seus filhos, mas trata com rigor os mimados.

Com relação a pergunta, que questiona se concordo com a medida adotada pela mãe, SIM, eu concordo. Algumas pessoas acham que este exemplo ultrapassa o limite do exagero, chegando até ao constrangimento desnecessário da criança, mas Deus nos dá sabedoria e discernimento para cuidar de cada um dos nossos filhos, basta buscarmos isto do alto (Tiago 3:17)

"Ensina a criança no caminho em que deve andar, e, ainda quando for velho, não se desviará dele."
Provérbios 22:6


@thimarins

Um comentário:

  1. Com certeza foi uma atitude desesperada da mãe, mas que não precisava ter acontecido se ela tivesse cortado o mal pela raiz. Se ao primeiro roubo ela fizesse o filho passar a vergonha de devolver o objeto e confessar o que fez a quem de direito, nada disso precisaria acontecer. Não concordo com tal atitude. Isso só serve para traumatizar a criança e fazer com que ela interiorize a mensagem "sou um ladrão".

    ResponderExcluir