quinta-feira, 16 de junho de 2011

Valorize as pessoas!

Uma das coisas que mais me impressiona é a quantidade de reclamações que escuto das injustiças que as pessoas sofrem por se doarem muito mais do que o que elas recebem de retorno. Principalmente no relacionamento.

Conversando hoje com um amigo (que considero mais que um irmão), ele me revelou problemas que ele passa e que reflete exatamente coisas que eu já passei e que muitos de vocês já devem ter passado:

 - ...durante quatro anos eu fui a pessoa responsável por resolver todos os nossos problemas. Eu melhorava para ela, ela se aproveitava de tal benefício e não se esforçava em nada para melhorar. Mesmo eu assumindo a responsabilidade de resolver os nosso problemas, resolvendo tudo para o melhor, no fim não deu certo porque não importa se uma pessoa fica melhorando apenas de um lado, enquanto o outro lado mantem-se ruim. Um fica com o trabalho e o outra pessoa fica apenas olhando...


Até quando precisamos perder pessoas tão preciosas em nossas vidas para aprendermos a valorizar aqueles que nos amam tanto??? A palavra de Deus nos dá um exemplo de tamanho arrependimento de um homem que, por não valorizar uma pessoa tão especial em sua vida, acabou se matando. Ele se chama Judas. Vejam a passagem que se encontra no evangelho segundo Mateus, capítulo 27 e versículos de 1 a 5:

 1 - De manhã cedo, todos os chefes dos sacerdotes e líderes religiosos do povo tomaram a decisão de condenar Jesus à morte.

 2 - E, amarrando-o, levaram-no e o entregaram a Pilatos, o governador.

 3 - Quando Judas, que o havia traído, viu que Jesus fora condenado, foi tomado de remorso e devolveu aos chefes dos sacerdotes e aos líderes religiosos as trinta moedas de prata.

 4 - E disse: “Pequei, pois traí sangue inocente”. E eles retrucaram: “Que nos importa? A responsabilidade é sua”.

 5 - Então Judas jogou o dinheiro dentro do templo e, saindo, foi e enforcou-se.


REMORSO é diferente de ARREPENDIMENTO

Remorso significa 'reprovação da consciência que sente haver cometido uma falta'. Arrependimento significa 'mudança de opinião' (ambas os significados extraidos de um dicionário).

Entenderam a diferença? O remorso é apenas um sentimento de culpa por ter cometido algo que não deveria ter feito, mas o arrependimento causa muito mais que um pesar, causa uma longa reflexão e MUDANÇA de atitude; ou seja, posso até ter cometido tal atitude, mas não farei mais.


Não perca a oportunidade que você tem hoje para declarar o amor que você tem para uma pessoa, não deixe com que seja tarde demais para se arrepender e mude tuas atitudes impensadas o quanto antes! Lembre-se que a verdadeira amizade e o verdadeiro amor são como a saúde: o seu valor só é reconhecido quando a perdemos.

Que Deus venha a nos orientar a não machucar mais as pessoas através de palavras e atitudes. Eu já magoei muitas pessoas, e também já fui muito magoado. Dói. O que acha de mudarmos isso agora?

Ao escrever sobre este assunto, lembrei-me de uma parábola dos dias atuais...


O dono de um pequeno comércio, amigo do grande poeta Olavo Bilac, abordou-o na rua:

 - Sr. Bilac, estou precisando vender o meu sítio, que o Senhor tão bem conhece.

Poderá redigir o anúncio para o jornal?

Olavo Bilac apanhou o papel e escreveu:

"Vende-se encantadora propriedade, onde cantam os Pássaros ao amanhecer no extenso arvoredo, cortada por cristalinas e marejantes Águas de um ribeiro. A casa banhada pelo sol nascente oferece a sombra Tranqüila das tardes, na varanda".

Meses depois, topa o poeta com o homem e pergunta-lhe se havia vendido o sítio.

 - Nem pense mais nisso, disse o homem. Quando li o anúncio é que percebi a maravilha que tinha!

Às vezes não descobrimos as coisas boas que temos conosco e vamos longe atrás da miragem de falsos tesouros.



3 comentários:

  1. Amei sua reflexão, muito boa mesmo e estimulante poisnos faz refletir sobre nós mesmos e o que está a nossa volta,outra atitude que tive foi ver seu perfil, pensei que você fosse jornalista ou professor pq escreve muito bem!

    ResponderExcluir
  2. Deus te abençõe querido!Meditemos neste versículo: "E não nos cansemos de fazer o bem, porque a seu tempo ceifaremos, se não houvermos desfalecido." Gálatas 6.9. É muito difícil quando nos achamos sozinhos na luta, mas confie pois Deus é contigo. Não se canse!!!

    ResponderExcluir