Conversando hoje com um amigo (que considero mais que um irmão), ele me revelou problemas que ele passa e que reflete exatamente coisas que eu já passei e que muitos de vocês já devem ter passado:
- ...durante quatro anos eu fui a pessoa responsável por resolver todos os nossos problemas. Eu melhorava para ela, ela se aproveitava de tal benefício e não se esforçava em nada para melhorar. Mesmo eu assumindo a responsabilidade de resolver os nosso problemas, resolvendo tudo para o melhor, no fim não deu certo porque não importa se uma pessoa fica melhorando apenas de um lado, enquanto o outro lado mantem-se ruim. Um fica com o trabalho e o outra pessoa fica apenas olhando...

1 - De manhã cedo, todos os chefes dos sacerdotes e líderes religiosos do povo tomaram a decisão de condenar Jesus à morte.
2 - E, amarrando-o, levaram-no e o entregaram a Pilatos, o governador.
3 - Quando Judas, que o havia traído, viu que Jesus fora condenado, foi tomado de remorso e devolveu aos chefes dos sacerdotes e aos líderes religiosos as trinta moedas de prata.
4 - E disse: “Pequei, pois traí sangue inocente”. E eles retrucaram: “Que nos importa? A responsabilidade é sua”.
5 - Então Judas jogou o dinheiro dentro do templo e, saindo, foi e enforcou-se.
REMORSO é diferente de ARREPENDIMENTO
Remorso significa 'reprovação da consciência que sente haver cometido uma falta'. Arrependimento significa 'mudança de opinião' (ambas os significados extraidos de um dicionário).
Entenderam a diferença? O remorso é apenas um sentimento de culpa por ter cometido algo que não deveria ter feito, mas o arrependimento causa muito mais que um pesar, causa uma longa reflexão e MUDANÇA de atitude; ou seja, posso até ter cometido tal atitude, mas não farei mais.

Que Deus venha a nos orientar a não machucar mais as pessoas através de palavras e atitudes. Eu já magoei muitas pessoas, e também já fui muito magoado. Dói. O que acha de mudarmos isso agora?
Ao escrever sobre este assunto, lembrei-me de uma parábola dos dias atuais...
O dono de um pequeno comércio, amigo do grande poeta Olavo Bilac, abordou-o na rua:
- Sr. Bilac, estou precisando vender o meu sítio, que o Senhor tão bem conhece.
Poderá redigir o anúncio para o jornal?
Olavo Bilac apanhou o papel e escreveu:
"Vende-se encantadora propriedade, onde cantam os Pássaros ao amanhecer no extenso arvoredo, cortada por cristalinas e marejantes Águas de um ribeiro. A casa banhada pelo sol nascente oferece a sombra Tranqüila das tardes, na varanda".
Meses depois, topa o poeta com o homem e pergunta-lhe se havia vendido o sítio.
- Nem pense mais nisso, disse o homem. Quando li o anúncio é que percebi a maravilha que tinha!
Às vezes não descobrimos as coisas boas que temos conosco e vamos longe atrás da miragem de falsos tesouros.
Gostei do artigo. Boa reflexão!
ResponderExcluirAmei sua reflexão, muito boa mesmo e estimulante poisnos faz refletir sobre nós mesmos e o que está a nossa volta,outra atitude que tive foi ver seu perfil, pensei que você fosse jornalista ou professor pq escreve muito bem!
ResponderExcluirDeus te abençõe querido!Meditemos neste versículo: "E não nos cansemos de fazer o bem, porque a seu tempo ceifaremos, se não houvermos desfalecido." Gálatas 6.9. É muito difícil quando nos achamos sozinhos na luta, mas confie pois Deus é contigo. Não se canse!!!
ResponderExcluir