sábado, 25 de junho de 2011

Nada faz sentido

Após alguns dias sumido do blog, devido a duas cirurgias que fui submetido na última quarta-feira, retorno com o meu coração bastante confuso. Nestes últimos dias que pude deixar o trabalho de lado e algumas responsabilidades de casa, estive refletindo sobre a minha vida como um todo, e confesso a vocês que analisando as mais variadas áreas da minha vida eu pude chegar numa conclusão trágica: nada faz sentido!

Desde a minha adolescência, eu sonhava. Estes sonhos abrangiam áreas bastante delicadas, mas eu nunca deixei de acreditar que eu poderia alcançar tais objetivos. Para lhes fazer entender onde quero chegar, darei como exemplo a área do relacionamento. Eu observava a forma com que meus pais se relacionavam e eu pude aprender o que não devo fazer e quais são as atitudes que podem destruir uma união entre um homem e uma mulher.

Ao me deparar com tal situação e baseado na palavra de Deus em Romanos 12:2, decidi que minhas atitudes seriam completamente diferentes das que eu observava. Observem o padrão deste mundo e a forma com que sonhei em agir e transformar minha vida:



PADRÃO SECULAR MINHA ATITUDE BASE
O homem não respeitar a mulher Eu a trataria como se fosse a minha 'princesa' Efésios 5:25
O homem não dar o devido valor à mulher Eu a faria entender a tamanha importância que ela teria na minha vida Efésios 5:29
O homem não se importar com os problemas da mulher Eu teria o maior prazer em ajudá-la no que for preciso Efésios 5:26
O homem ser egoísta Eu a faria enxergar que seria capaz de tudo, até mesmo abrir mão das minhas vontades para satisfazê-la. Efésios 5:28


Sabe porque nada faz sentido? Quanto mais você se empenha em tentar ser alguém especial, parece que mais as pessoas se acomodam e não dão o devido valor. Infelizmente, junto com tamanha decepção, vem também o desânimo. Por mais que venhamos a nos condicionar e tentar não esperar nada da pessoa amada, você acaba observando atitudes e posicionamentos que te entristecem. Por que as pessoas complicam tanto uma vida que é tão simples? Por contrariar o alerta dado pelo Senhor, acabamos ficando aborrecidos e vazios. As pessoas nos decepcionam até mesmo sem pensar, e por isso que a nossa esperança tem que estar única e exclusivamente no Senhor Jesus. Veja o que a palavra de Deus nos diz:

"Assim diz o SENHOR: Maldito o homem que confia no homem, e faz da carne o seu braço, e aparta o seu coração do SENHOR!"
Jeremias 17:5

Mas e aí? O que fazer para superar isso? O sentimento da insegurança é algo que assola a maioria das pessoas (tanto homens quanto mulheres), pois se esperamos algo (posicionamento, postura, visão de vida, valores) de quem amamos e infelizmente não é aquilo que esperávamos, como devemos agir?

A insegurança é, na maior parte das veze,s um sentimento de nervosismo ou constrangimento quando está ao pé ou em contato com outras pessoas. Este fato condiciona a nossa realização pessoal, profissional e o atingir de determinados sonhos e objetivos.

Abaixo listarei alguns pontos que têm me ajudado a superar isso e seguir em frente.

 1. Defina em que situações você se sente inseguro.: só se consegue vencer as inseguranças quando as identificamos, as enfrentamos e treinamos a melhoria das dificuldades com frequência (Salmos 107:13).

 2. Identifique os seus pontos fortes.: não foque apenas nas suas dificuldades e pontos fracos, pois você é especial! Ao reconhecer que existe muito de bom dentro si, se permitirá ganhar mais confiança - pense no que tem feito de bom, nas suas vitórias do passado e no que te deixa feliz consigo próprio (Deuteronômio 7:6).

 3. Esqueça o que os outros pensam.: foque no que deseja alcançar e não em esconder as suas inseguranças e medos da pessoa com quem irá falar (Salmos 38:9).

 4. Faça perguntas.: grande parte dos momentos de insegurança surgem quando não se sabe o que dizer ou fazer. Uma das formas simples de vencer este constrangimento é fazer perguntas à outra pessoa (Salmos 27:7).

 5. Dê o primeiro passo.: o primeiro passo numa situação de insegurança é o mais difícil de dar, mas na realidade no fim de ir em frente vai sentir que grande parte dos seus medos foram deixados para trás e o momento vai ficar muito mais fácil (Provérbios 14:26).

Tenho falado para mim mesmo: "Não se proteja de si mesmo, enfrente as suas inseguranças com firmeza!"

Agora sinto que as coisas fazem mais sentido. Deus está me moldando para que, independente das decepções, eu seja uma pessoa muito especial. Assim como a você que também, que se sente inseguro (a). E quem estiver preparado para estar contigo depois deste 'molde', agradecerá à Deus pelo resto de suas vidas!

Vamos tentar?

6 comentários:

  1. Parabéns pelo seu blog.é maravilhoso !!!!!qta lição de vida e ensinamento....sucessos cada dia mais e mais e Deus te abençoe grandemente em cada amanhecer!!siga-me em meus blogs
    reginaesposito.blogspot.com --
    profissional e
    reginahelenafreu.blogspot.com -- pessoal...apareça!!

    ResponderExcluir
  2. A Paz do Senhor Jesus Thiago!

    Meu amado ao longo da curta caminhada que tenho com Cristo fui percebendo e descobrindo através do Esp. Santo algumas coisas e uma delas é;

    Seja um imitador e não um seguidor de Jesus. Seguir é fácil, a gente segue qualquer coisa, principalmente nos dias de hj com a internet, vou ser franca e muito sincera com vc, há blogs que sigo que sequer paro para ler as postagens não por descaso, mas por falta de tempo mesmo. Imitar é a parte mais difícil. O amor e a excelência devem andar juntos, Jesus simplesmente amou sem se preocupar se o outro iria amá-lo na mesma medida, Jesus foi excelente em tudo o que fez, porque ele fazia para Deus, qdo ele olhava os pecadores de forma geral os fariseus, os endemoniados, as prostitutas, os adúlteros...etc, Ele se compadecia e seu amor INCONDICIONAL os libertava. O amor deve ser uma obediência e não um sentimento porque os sentimentos estão sujeitos a variação de tempo, de humor, de disposição, mas a obediência não ela deve ser contínua. Se vc tem se desdobrado, dado o seu melhor por algo ou alguém que não dar valor ou simplesmente não lhe devolve na mesma medida, não importa! Continue a fazer da mesma forma, seja excelente em tudo o que faz a excelência é fazer além do que foi pedido ou proposto a excelência está dentro de nós independente e principalmente de fazer-mos ou não o que gostamos. Em Ec.9.10 diz; "TUDO quanto te vier à mão para fazer, faze-o conforme as tuas forças". Continue, não desista! mesmo buscando ser, fazer e dar o nosso melhor para algo ou alguém nem sempre vamos atingir o objetivo, Jesus era perfeito, O Cordeiro Imaculado sem defeitos e mesmo assim não conseguiu agradar a todos, mas ele tinha uma missão que precisava ser cumprida, Graças a Deus que essa missão não dependia dos atos de mais ninguém para ir até o fim, Jesus simplesmente fez o que Deus o designou a realizar. Nossa aliança foi feita com Deus(Jesus)e não com o homem,por isso que devemos buscar a perfeição em tudo porque Ele é perfeito, dessa forma o sentimento de frustração e desanimo não mais fará parte da nossa vida nem tampouco nos fará parar.

    Fique na Paz,

    Gabryella Guedes

    ResponderExcluir
  3. Valeu meu irmão !Muito valiosa sua dica ! Fique na paz!

    ResponderExcluir
  4. Visite-nos também!
    Nosso blog não é tão bonito e bem elaborado como o seu...rs é um espaço bem simples porém tem o principal A PALAVRA DE DEUS, feito com muito amor para sua Honra e para sua Glória.
    Visite-nos, para nós será uma grande alegria.

    www.etempodecantar.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Pelo que entendi, seu texto é referente a sua questão a cerca de relacionamentos, o homem e a mulher.
    Sou casada há 4 anos, sou evangelica, meu esposo catolico, sabe vaso, eu não vejo aqui nenhum problema, como muitos a maioria logo pensa, nossa, ela deve passar uma grande luta, afinal 2 religiões, e tbm 2 nacionalidades bem diferentes. E sabe, não vejo aqui problemas, problemas..lutas, todos terá, mais eu tenho posto meus olhos no meu alvo, e minha fé firmada, que todas as promessas de Deus na minha vida e no meu casamento, vão se cumprir....
    Quando Deus está na direção, tudo vai dar certo.

    ResponderExcluir
  6. ola thiago nao sei se te lembras de mim pr da america........
    tudo blza?
    descobri o teu blogg
    ta uma bencao
    hugs

    ResponderExcluir