segunda-feira, 13 de junho de 2011

Afaste-se de mim, eu nunca te conheci!

O que tenho para falar pra vocês hoje é algo muito sério, que trago da parte de Deus para vocês. Digo isso, justamente porque passei por uma experiência sobrenatural com o Espírito Santo de Deus me falando claramente e me explicando sobre algumas coisas que têm me incomodado bastante.

Acredito que um dos principais motivos que nos levam a murmurar contra Deus é justamente o fato de não estarmos com as nossas vidas da forma que gostaríamos de viver. Decepções, discussões com pessoas que amamos, crises financeiras, distância de quem gostaríamos de estar próximo, situações que nos impedem de estarmos em paz, meu Deus... quantas coisas que estão acontecendo comigo (e acredito que aconteçam com vocês também) que eu jamais havia me conformado. Pelo menos até ontem.

O Espírito Santo de Deus começou a falar tão claramente comigo, equiparando-se com um amigo que estava sentado do meu lado e começou a dialogar. Eu nunca havia escutado tão claramente a Sua voz, e me senti muito honrado por estar passando por tamanha experiência. O que foi mais interessante de tudo é que, ao mesmo tempo que me senti confortado, me senti amedrontado. Vou explicar de forma bastante explícita cada um destes sentimentos.


CONFORTO


O Espírito Santo começou a me fazer entender tudo isso que eu estava passando. Toda a angústia, medo, tristeza, decepção tinha uma explicação. Ele me fez abrir as escrituras sagradas no livro poético de Provérbios, capítulo 14, dos versos 12 ao 20:

 12 - Há caminho que parece certo ao homem, mas no final conduz à morte.

 13 - Mesmo no riso o coração pode sofrer, e a alegria pode terminar em tristeza.

 14 - Os infiéis receberão a retribuição de sua conduta, mas o homem bom será recompensado.

 15 - O inexperiente acredita em qualquer coisa, mas o homem prudente vê bem onde pisa.

 16 - O sábio é cauteloso e evita o mal, mas o tolo é impetuoso e irresponsável.

 17 - Quem é irritadiço faz tolices, e o homem cheio de astúcias é odiado.

 18 - Os inexperientes herdam a insensatez, mas o conhecimento é a coroa dos prudentes.

 19 - Os maus se inclinarão diante dos homens de bem, e os ímpios, às portas da justiça.

 20 - Os pobres são evitados até por seus vizinhos, mas os amigos dos ricos são muitos.


Quando comecei a ler, Ele foi me explicando versículo por versículo. Todos os sentimentos me afligiam justamente porque eu guiava a minha vida por caminhos que, para mim, pareciam certos! Todos os sentimentos que o homem (alma) deseja sentir, normalmente entram em confronto com o que o teu espírito deseja.

 - Quando a alma deseja sentir o seu ego massageado, o seu espírito deseja que você diminua e que o Senhor cresça (João 3:30);

 - Quando a alma deseja mostrar diante dos homens seus bons feitos, o seu espírito deseja que você faça no oculto (Mateus 6:1);

 - Quando a alma deseja conforto e facilidade, o seu espírito deseja que você seja grato por tudo aquido que o Senhor tem feito (2 Coríntios 12:9).

O versículo 20 me chamou mais atenção. A idéia de que o pobre não tem muitos amigos, se trata justamente da pobreza das coisas carnais. Já perceberam quanto mais você se aproxima para fazer as coisas de Deus, menos pessoas vocês têm ao seu lado? Quando 'enriquecemos' a nossa carne, o mundo nos oferece uma série de 'amigos', para cada vez mais nos levar para longe dos caminhos do Senhor.

O Espírito Santo me fez entender que eu sofria justamente porque Deus tem me levado para trilhar o Seu caminho, e não o meu (que me conduz a morte). O foco da minha felicidade estava em satisfazer as minhas vontades, e não a vontade de Deus! Se eu redirecionar o foco da esperança da minha alegria para fazer a vontade do Pai, serei plenamente satisfeito!

Mortificar meus sentimentos, o meu EU, dói. E dói demais. O meu sofrimento, os sentimentos que me causam dor, é porque não satisfaço mais as vontades da minha carne, mas são justamente as minhas atitudes que me levarão para viver a eternidade com o nosso Pai celestial. Glórias à Deus porque estou no caminho certo!


AMEDRONTAMENTO


Explicitamente, ouvi Sua voz dizendo para que eu avaliasse o meu posicionamento diante de Deus. Observem o que diz a palavra de Deus no evangelho segundo Mateus, no capítulo 7, dos versículos 21 ao 29:

 21 - Nem todo aquele que me diz: “Senhor, Senhor”, entrará no Reino dos céus, mas apenas aquele que faz a vontade de meu Pai que está nos céus.

 22 - Muitos me dirão naquele dia: “Senhor, Senhor, não profetizamos em teu nome? Em teu nome não expulsamos demônios e não realizamos muitos milagres?”

 23 - Então eu lhes direi claramente: Nunca os conheci. Afastem-se de mim vocês, que praticam o mal!


Meu Deus do céu! Que palavra dura! O meu coração ficou pequeno, e eu rapidamente comecei a analisar minhas atitudes, meus comportamentos, minha disposição para serví-lo, e perguntei para mim mesmo: "Senhor, como faço para saber se serei conhecido por Ti no Reino dos céus?". A resposta veio nos versículos posteriores:

 24 - Portanto, quem ouve estas minhas palavras e as pratica é como um homem prudente que construiu a sua casa sobre a rocha.

 25 - Caiu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e deram contra aquela casa, e ela não caiu, porque tinha seus alicerces na rocha.

 26 - Mas quem ouve estas minhas palavras e não as pratica é como um insensato que construiu a sua casa sobre a areia.

 27 - Caiu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e deram contra aquela casa, e ela caiu. E foi grande a sua queda.


As palavras-chave são: OUVIR e PRATICAR.

Você pode escutar, mas não ouvir. Escutar significa apenas 'perceber'. Ouvir significa 'atender'. Aquele que ouve, no sentido literal da palavra, PRATICA.


Quando Deus nos direciona para atendermos ao Seu chamado, qual é a nossa posição diante de tal situação? Escutamos e fingimos que não entendemos, ou ouvimos e atendemos à Sua orientação? A palavra de Deus é muito clara no que diz respeito às condições para herdar o Reino dos céus. Quando abrimos mão no nosso EU, dos nossos sonhos, dos nossos planos, da nossa vida, dos prazeres, vontades e riquezas, estamos edificando nossa casa na Rocha, firme, inabalável, que não será sacudida por qualquer vento (problema, angustia, dor, etc.) que está por vir.


Meu desejo neste dia é que Deus tenha falado ao teu coração. Um conforto, para aqueles que entenderam que estão sofrendo tantas angústias por negarem o seu EU; e amedrontamento, para atentamos às nossas atitudes, fazer a vontade de Deus e abrir mão de tudo por amor ao Senhor.

Você está disposto a pagar este preço para herdar o Reino? Eu estou.

Dói, está doento muito, mas o meu amor pelo meu Deus é muito maior do que qualquer vontade que este 'gigante do EU' possa me tentar! Eu quero ser conhecido pelo meu Senhor, quando eu me apresentar diante dEle. Ao invés de escutar "Nunca os conheci. Afastem-se de mim vocês, que praticam o mal!" (Mateus 7:23), meu desejo é escutar "Venham, benditos de meu Pai! Recebam como herança o Reino que lhes foi preparado desde a criação do mundo." (Mateus 25:34).

Paz!

Thiago Marins

3 comentários:

  1. Este é o texto mais incrível q já li... *-*

    ResponderExcluir
  2. sim
    com certeza Deus falou comigo nesse post.
    nem sempre as palavras de Deus são o q queremos ouvir, mas o q necessitamos.
    Q Deus te abençoe

    ResponderExcluir
  3. A NOSSA AMIGA JAN FALOU TUDO, A BÍBLIA FALA QUE DEUS CORRIGE QUEM ELE AMA, AI A GENTE ACHA RUI SER COMPRADO POR DEUS, E N ENTENDEMOS QUE ELE SÓ QUER O MELHOR PARA SEUS FILHOS. LINDA POSTAGEM. FICA COM DEUS.

    ResponderExcluir