segunda-feira, 26 de março de 2012

Tirando dúvidas: PODEMOS LITERALMENTE OUVIR A VOZ DE DEUS?

Continuando a série dos nossos estudos 'Tirando dúvidas', vamos para a próxima pergunta:

 - Esse assunto é muito, muito sério e delicado pra mim. Algumas vezes ouço você falar, pessoas também falam que ouvem Deus falar. Eu já vi Deus manifestar de algumas formas (pessoas no caminho, sinais, confirmações...), mas voz? Ele fala de ouvir?

Pesquisando na palavra de Deus, observei muitos registros de Deus falando de forma audível às pessoas (Êxodo 3.14; Josué 1.1; Juízes 6.18; I Samuel 3.11; II Samuel 2.1; Jó 40.1; Isaías 7.3; Jeremias 1.7; Atos 8.26; 9.15 – isso pegando apenas alguns exemplos). Não existe qualquer implicação bíblica para que Deus não possa ou não vá falar audivelmente com qualquer um de nós nos dias de hoje. De qualquer forma, não podemos esquecer que estas centenas de registros bíblicos de Deus falando estão relacionadas com ocorrências espalhadas por cerca de 4.000 anos da história da humanidade. Deus falando audivelmente a alguém é exceção, não regra. E mesmo nestes exemplos bíblicos registrados que citei como exemplo, nem sempre fica claro se realmente se tratava de uma voz audível, uma voz interior ou uma impressão mental.

Deus SIM fala às pessoas nos dias de hoje.

Primeiramente, Deus fala conosco através da Sua Palavra (II Timóteo 3.16-17). No livro do profeta Isaías, capítulo 55 e versículo 11 diz "Assim será a minha palavra, que sair da minha boca; ela não voltará para mim vazia, antes fará o que me apraz, e prosperará naquilo para que a enviei". A bíblia relata as palavras de Deus a nós em tudo o que precisamos saber para que sejamos salvos e vivamos a vida cristã. Na segunda carta de Pedro, capítulo 1, versículos de 3 a 4 diz "Visto como o seu divino poder nos deu tudo o que diz respeito à vida e piedade, pelo conhecimento daquele que nos chamou pela sua glória e virtude; pelas quais ele nos tem dado grandíssimas e preciosas promessas, para que por elas fiqueis participantes da natureza divina, havendo escapado da corrupção, que pela concupiscência há no mundo".

Em segundo lugar, Deus fala través de impressões, acontecimentos e pensamentos. Deus nos ajuda a discernir o certo do errado através de nossas consciências - justamente onde o Espírito Santo, que habita em nós, mais opera (I Timóteo 1.5; I Pedro 3.16). Deus usa o processo de 'moldar' nossas mentes para pensarmos Seus pensamentos (Romanos 12.2). O Senhor, em algumas oportunidades, até permite que aconteçam coisas em nossas vidas com o objetivo de nos direcionar, transformar e ajudar, para que cresçamos espiritualmente (Tiago 1.2-5; Hebreus 12.5-11). A palavra de Deus nos faz lembrar na primeira carta de Pedro, capítulo 1, versículos de 6 a 7 que "Em que vós grandemente vos alegrais, ainda que agora importa, sendo necessário, que estejais por um pouco contristados com várias tentações, para que a prova da vossa fé, muito mais preciosa do que o ouro que perece e é provado pelo fogo, se ache em louvor, e honra, e glória, na revelação de Jesus Cristo".

Pra terminar, Deus pode às vezes falar audivelmente às pessoas. Na minha opinião, é altamente questionável, entretanto, que isto ocorra com tanta frequência como algumas pessoas andam dizendo por ai - tome cuidado. Mais uma vez digo: mesmo na bíblia sagrada, Deus falando audivelmente é exceção, não trata-se de algo comum. Se alguém diz que Deus falou com ele, sempre compare isto com o que a Bíblia diz. Se Deus fosse falar hoje, Suas palavras seriam totalmente de acordo com o que Ele disse na bíblia. Deus não se contradiz. A palavra de Deus diz em II Timóteo, capítulo 3, versículos 16 e 17 que "Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça, a fim de que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente habilitado para toda boa obra".

Endendeu?


@thimarins

Nenhum comentário:

Postar um comentário