segunda-feira, 12 de setembro de 2011

A infelicidade tem isso de bom...

"A infelicidade tem isso de bom: faz-nos conhecer os verdadeiros amigos"
Honoré de Balzac

Honoré de Balzac (Tours, 20 de maio de 1799 — Paris, 18 de agosto de 1850) foi um prolífico escritor francês, notável por suas agudas observações psicológicas. É considerado o fundador do Realismo na literatura moderna. Sua magnum opus, A Comédia Humana, consiste de 95 romances, novelas e contos, que procuram retratar todos os níveis da sociedade francesa da época, em particular a florescente burguesia após a queda de Napoleão Bonaparte em 1815.

Através da frase citada no início do post, pude parar para refletir numa realidade que nos assombra dia após dia. Em nenhum relato histórico afirmam que ele era evangélico, mas esta frase me fez pensar inclusive em alguns fatos que estão de acordo com as sagradas escrituras.

Dura são as palavras do profeta Jeremias, no capítulo 7 e versículos de 5 ao 10:

   5   Assim diz o SENHOR: Maldito o homem que confia no homem, faz da carne mortal o seu braço e aparta o seu coração do SENHOR!
   6   Porque será como o arbusto solitário no deserto e não verá quando vier o bem; antes, morará nos lugares secos do deserto, na terra salgada e inabitável.
   7   Bendito o homem que confia no SENHOR e cuja esperança é o SENHOR.
   8   Porque ele é como a árvore plantada junto às águas, que estende as suas raízes para o ribeiro e não receia quando vem o calor, mas a sua folha fica verde; e, no ano de sequidão, não se perturba, nem deixa de dar fruto.
   9   Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e desesperadamente corrupto; quem o conhecerá?
   10   Eu, o SENHOR, esquadrinho o coração, eu provo os pensamentos; e isto para dar a cada um segundo o seu proceder, segundo o fruto das suas ações.



Duras palavras, mas quão grandiosos são os ensinamentos!

No versículo 5, a palavra de Deus nos adverte sobre depositarmos nossa confiança/esperança no homem e não em Deus, tendo o versículo 6 um exemplo de homens que cometem tal atitude. Já no versículo 7, nos mostra quão bom é depositarmos nossa confiança ÚNICA e EXCLUSIVAMENTE no Senhor, tendo no versículo 8 um exemplo de quão bom é quando nos atentamos para esta verdade.

Quando a palavra de Deus diz que 'enganoso é o coração', nos faz ficar alertas para quando damos muito mais ouvidos aos nossos sentimentos do que com a própria razão. Quantas vezes você já não se arrependeu de ter tomado atitudes na tua vida por conta de um impulso do momento, sem levar em consideração as consequencias de tais atos? Então, este é o enganoso coração, que nos faz agir como tolos sem levar em consideração a razão.

Quando mencionei a frase sobre os verdadeiros amigos, de Honoré de Balzac, pretendia fazer um paradoxo entre as paixões (o que se passa em nossos corações) e a razão (pensamento focado nas consequencias dos atos). Eu particularmente já cansei de me decepcionar com pessoas que se aproximavam de mim como sendo 'a solução dos meus problemas', ou até mesmo como aquele 'amigo de todas as horas'. Quando estamos tristes, magoados ou até mesmo carentes, muitas ofertas nos são oferecidas, mas devemos nos atentar que não devemos depositar nossa confiança no homem (homem ou mulher), mas sim no Senhor. O Espírito Santo é o nosso melhor amigo, e NUNCA NOS ABANDONA NO MOMENTO QUE MAIS PRECISAMOS DE AJUDA.

E graças a Deus pelo Espirito Santo, pois Ele não é egoísta ao pensar nos Seus próprios interesses, mas sempre disposto a nos ajudar como se fosse para Ele mesmo. Tamanho amor é relatador pelo apóstolo Paulo em sua carta aos romanos, capítulo 8 e versículo 26:

"Também o Espírito, semelhantemente, nos assiste em nossa fraqueza; porque não sabemos orar como convém, mas o mesmo Espírito intercede por nós sobremaneira, com gemidos inexprimíveis."

Glórias à Deus por tamanho amor!

Prosseguindo na leitura das escrituras, começo a ficar feliz por completo pelo relato do versículo 28. Pois, se por um lado, sofremos muito e o Espírito Santo nos ajuda, este mesmo sofrimento por outro lado tem um propósito maravilhoso. Veja:

"Sabemos que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito."

TODAS! Você leu bem? TODAS AS COISAS COOPERAM PARA O BEM DAQUELES QUE AMAM A DEUS.

Nem tenho mais palavras... que Deus maravilhoso!


@thimarins

Um comentário:

  1. Verdade, quantas coisas ainda carrego comigo e na minha (marido) por me deixar enganar com coraça. Glorias a Jesus que hoje me da forças para carregar essa cruz. Quem sabe para os pés do Senhor, se ele (marido), pq Jesus sempre quer .
    Abraços

    ResponderExcluir