sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Cuidado quando abrir a boca

Sabemos que um dos maiores problemas que enfrentamos para que tenhamos um bom relacionamento entre irmãos, parentes, amigos e namorada(o)/noiva(o)/esposa(marido) é a comunicação falha.

A comunicação é um processo que envolve a troca de informações, e utiliza os sistemas simbólicos como suporte para este fim. Estão envolvidos neste processo uma infinidade de maneiras de se comunicar: duas pessoas tendo uma conversa face-a-face, ou através de gestos com as mãos, mensagens enviadas utilizando a rede global de telecomunicações, a fala, a escrita que permitem interagir com as outras pessoas e efetuar algum tipo de troca informacional.

Para se ter uma idéia, 76% das empresas responsabilizam a falha na comunicação como o principal motivo dos projetos fracassarem. É o que aponta um levantamento realizado pelo PMI (Project Management Institute Brasil), com 300 empresas de grande porte.

"O problema de comunicação é antigo, mas está se tornando mais evidente. Não sabemos escrever bem, não falamos bem o que queremos, não nos relacionamos bem com todos os perfis existentes num ambiente de projeto. Paradoxalmente, estamos na era da tecnologia, em que todas as informações podem chegar a todos imediatamente, estejam onde estiverem", explica o diretor do PMI-Rio, Walther Krause.

Entenda como que uma comunicação clara e objetiva é importante para que venhamos evitar constrangimentos futuros. Para tal, abaixo segue um exemplo de um comunicado no meio corporativo:


***


[Comunicação no meio corporativo]
De: Presidente
Para: Diretor


Na próxima sexta-feira, aproximadamente às 17 horas, o cometa Halley estará nesta área. Trata-se de um evento que ocorre a cada 78 anos. Assim, por favor, reúnam todos os funcionários no pátio da fábrica, usando capacete de segurança, quando eu explicarei o fenômeno a eles. Se estiver chovendo, não poderemos ver o raro espetáculo a olho nu; sendo assim, todos deverão se dirigir ao refeitório, onde será exibido um filme documentário sobre o cometa Halley.


De: Diretor
Para: Gerente


Por ordem do Presidente, na sexta-feira, às 17 horas, o cometa Halley vai aparecer no pátio da fábrica, a olho nu. Se chover, por favor, reúnam todos os funcionários, com seus capacetes de segurança, e os encaminhem ao refeitório, onde o raro fenômeno terá lugar, o que acontece a cada 78 anos.


De: Gerente
Para: Supervisor


A convite do nosso querido Diretor, o cientista Halley, 78 anos, vai aparecer nu, às 17 horas, no refeitório da fábrica, usando capacete, pois vai ser apresentado um filme sobre o raro problema da chuva na segurança. O Presidente levará a demonstração para o pátio da fábrica.


De: Supervisor
Para: Chefe de Produção


Na sexta-feira às 17 horas, o Presidente, pela primeira vez em 78 anos, vai aparecer nu, no refeitório da fábrica, para filmar o Halley, o cientista famoso e sua equipe. Todo mundo deve estar lá de capacete, pois vai ser apresentado um show sobre a segurança na chuva. O Diretor levará a banda para o pátio da fábrica.


De: Chefe de Produção
Para: Funcionário

Todo mundo nu, sem exceção, deve estar com os seguranças no pátio da fábrica na próxima sexta-feira, às 17 horas, pois o Sr. Diretor e o Sr.Halley, (deve ser algum guitarrista famoso), estarão lá para mostrar o raro filme 'Dançando na Chuva'. Caso comece a chover mesmo, é para ir pro refeitório de capacete na mesma hora. O show ocorre a cada 78 anos.


Aviso Geral:

Na sexta-feira o Presidente irá fazer 78 anos e liberou geral pra festa às 17 horas, no refeitório. Vão estar lá, pago pelo manda-chuva, Bill Halley e seus cometas. Todo mundo deverá comparecer nu, apenas de capacete, porque depois, no pátio, uma banda de rock muito louca vai rolar solto, mesmo em caso de chuva.

***
Ao ler este exemplo, confesso que ri de passar mal  rsrsrs. Mas infelizmente é exatamente neste nível de distorção que muitas vezes nós recebemos a informação ou a passamos. Por isso, tome cuidado com o que diz e a forma com que profere as palavras. A palavra de Deus diz em I Pedro 3:10 "Pois quem quer amar a vida e ver dias felizes refreie a língua do mal e evite que os seus lábios falem dolosamente".

Meu desejo esta tarde é que Deus te capacite a ser um servo fiel e justo, a fim de que possas ser usado em sabedoria; e em tudo que falardes, seja para edificação de todos.

"A boca do justo profere a sabedoria, e a sua língua fala o que é justo."
Salmos 37:30


@thimarins

3 comentários:

  1. Muito interessante!! E bem engraçado rsrs... Lembrei desta passagem: "...a língua é um pequeno membro, e gloria-se de grandes coisas. Vede quão grande bosque um pequeno fogo incendeia. A língua também é um fogo; como mundo de iniqüidade, a língua está posta entre os nossos membros, e contamina todo o corpo, e inflama o curso da natureza, e é inflamada pelo inferno." (Tiago 03:05/06)
    Precisamos buscar nos aperfeiçoar em Cristo Jesus, nosso Mestre, pois "Porque todos tropeçamos em muitas coisas. Se alguém não tropeça em palavra, o tal é perfeito, e poderoso para também refrear todo o corpo." (V. 02)
    Que o Senhor nos ajude.
    Graça e paz.

    P.S.: Convido para ler: "A fé chega... Quando as nossas forças se vão."?

    ResponderExcluir
  2. Olá irmão, é muito engraçado este texto, mas realmente é uma realidade, muitos problemas que ocorrem no meio da igreja hoje em dia é fruto de falta de comunicação, e distorção de informação,
    tem gente que entende "a" quando na verdade foi dito "b".
    Paz amado!

    ResponderExcluir
  3. Olá, tudo bem? Estou passando aqui pra avisar que lancei uma Campanha no meu Blog chamada: Testemunhe o Amor de Cristo. Se você quiser participar e saber mais sobre a campanha é só ler esta postagem: http://vivendoparajesus.blogspot.com/2011/08/campanha-testemunhe-o-amor-de-cristo.html

    “Mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e ser-me-eis testemunhas, tanto em Jerusalém, como em toda a Judéia e Samária, e até os confins da terra.”
    Atos 1:8
    Beijos. God Bless You! ♥

    ResponderExcluir