segunda-feira, 27 de junho de 2011

Existe receita pra isso???

Muitos homens e mulheres de Deus, que possuem uma visão de águia, procuram estabelecer metas para que possam viver uma vida de sucesso - seja na área profissional, familiar, amorosa ou ministerial. Mas... será que existe uma receita certa para o sucesso? Sim, existe.

A afirmativa ainda mais motivadora é que cada um de nós possui os ingredientes básicos para cozinhar um sucesso de dar água na boca dos outros. Uns mais, alguns menos, mas não há ninguém que, algum dia, não tenha parado para observar o próximo e se admirar (não com inveja, mas com satisfação e alegria):

 - Como é que ele conseguiu tanto com tão pouco?

Porque, basta observar, os bem-sucedidos não parecem possuir nenhum ingrediente mágico ou sobrenatural. E a resposta é mais simples do que parece: o segredo do sucesso não está na lista de ingredientes, mas no modo de preparo. É nesse contexto que uma pergunta tão banal e tão repetida -- "Você está preparado?" -- assume sua real importância:

 - Você sabe mesmo como misturar os ingredientes que tem?


Então, vamos à despensa (com "e" mesmo rsrs): ali estão, bem arrumadinhos, a fé, a ousadia, a perseverança, a liderança, a criatividade, a ética, o espírito de equipe, e mais um monte de outros ingredientes que entram na fórmula do sucesso. Mas quem um dia já preparou um bolo sabe que não adianta jogar tudo isso dentro de uma panela, em doses iguais e ao mesmo tempo. Há sempre uma sequência e uma proporção, e os cozinheiros de mão-cheia são os que aprenderam que existe uma receita apropriada para cada ocasião. Se a dosagem for errada, o resultado fica literalmente intragável.

Tudo começa por sabermos onde estamos pisando. Por quê? Porque a palavra ingrediente veio daí mesmo, de "passo". Em latim, passo era gradus e dessa palavrinha derivaram várias outras, só que a gente nem percebe mais o passo escondido dentro delas, como "gradual" (passo a passo), "degrau" (um passo acima), "retrógrado" (que anda para trás), "congresso" (marchar junto), e até o "dégradé" (cor que vai mudando a cada passo). Dessa salada surgiria o verbo latino ingredi, "caminhar para dentro" e seu derivado, ingrediente, "o que entra".

Entender essa simples regrinha talvez seja a coisa mais complicada na auto-administração das nossas metas e objetivos de vida. O mais comum é que venhamos a usar sempre o mesmo ingrediente, na mesma proporção, não importa a ocasião. Ou então, quando as coisas estão meio paradas, é sempre mais fácil imaginar que "está me faltando alguma coisa"; ou seja, mais ingredientes. Não é a quantidade que faz uma receita de sucesso. É o discernimento. Sucesso é, por exemplo, ter um vasto estoque de criatividade e de ousadia, mas saber que há momentos em que o mais recomendável é fazer um simples arroz (fé) com feijão (humildade).

Quando estamos na presença de Deus, tudo se torna mais fácil. Não quer dizer que não passaremos por aflições (João 16:33), mas Ele garante que são nas coisas simples é que encontraremos a verdadeira fórmula do sucesso (diferentemente do que muitos pensam, mas Deus é assim mesmo, de acordo com 1 Coríntios 3:18). A palavra de Deus diz em Salmos 116:6 que "O Senhor protege os simples; quando eu já estava sem forças, ele me salvou".

Tenham um excelente dia!

3 comentários:

  1. a paz do Senhor gostaria de fazer parceria com seu blog.. http://thuanysales.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Boa tarde! Passei por aqui para fazer uma visita em seu blog e aproveito a oportunidade para convidar você a visitar o [Blog do Ângelo], um espaço que gira em torno da seguinte temática: "Um olhar bíblico-teológico sobre temas atuais e polêmicos"!

    [Blog do Ângelo] - http://pbangelo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. A paz meu irmão, passei aqui e gostei muito do vi, já faço parte deste espaço. Deus abençoe seu Ministério.
    Visite tbm meu blog.
    Pr.Marco Azevedo
    ibpconquistandovitorias.blogspot.com

    ResponderExcluir