terça-feira, 3 de maio de 2011

Perdi a intimidade, e agora? O que eu faço?

Ontem fui ao mercado fazer as compras deste mês. Ao longo do trajeto pelo supermercado, pude perceber quantas decisões tomamos inconscientemente: "Levo o suco em pó Tang ou refrigerante?"; "Será que levo açúcar União ou o Guarani?"; "Devo levar biscoito recheado ou integral?".

Todas as decisões são quase que tomadas instintivamente, sem se preocupar com o resultado das nossas escolhas. Mas você já parou pra pensar que até mesmo nas decisões mais simples o Espírito Santo de Deus está interessado em te ajudar, te orientando e te auxiliando no que for melhor pra tua vida?

Estive conversando com uma prima minha hoje, e ela me pediu ajuda para orientá-la no que diz respeito ao resgate desta intimidade.

 - Primo, preciso voltar a orar como antigamente, ter novamente intimidade com Deus. Sabe... sentir prazer de estar ali com Ele, eu perdi isso. Eu desaprendi tudo, é como se tivesse apagado minhas próprias pegadas e não sei mais como voltar. Tenho me sentido triste e vazia.

Estas palavras foram palavras de alguém que, tocadas pelo próprio Espírito Santo, sentiu a necessidade de voltar ao incomparável prazer de ouvir a voz de Deus e sentir o Espírito Santo habitando de forma latente e ativa neste coração carente e enfermo.


Infelizmente muitos de nós sofremos com a perda da intimidade com o Espírito Santo porque simplesmente não nos relacionamos mais com Ele. Ele mora em nós, é o nosso melhor amigo, mas quando não falamos com Ele ou até mesmo blasfemamos, calamos o Espírito Santo por não nos importarmos com Sua opinião sobre as várias decisões que tomamos ao longo da nossa vida, que vão desde que roupa vestir naquele dia ou até mesmo se devemos comprar um carro com prestações a perder de vista!

O que a Escritura diz exatamente sobre isto? Falando aos fariseus, Jesus, disse: “Quem não é por mim, é contra mim, e quem comigo não ajunta, espalha. Por isso vos declaro: Todo pecado e blasfêmia serão perdoados ao homem; mas a blasfêmia contra o Espírito não será perdoada” (Mateus 12:30,31). Ele esclareceu ainda mais: “Se alguém proferir alguma palavra contra o Filho do homem ser-lhe–á isso perdoado; mas se alguém falar contra o Espírito Santo, não lhe será isso perdoado, nem neste mundo nem no por vir.” (Mateus 12:32).

O que o termo blasfêmia abrange? A palavra tem vários significados, incluindo: Falar mal de alguém. Zombar. Insultar – abusar, censurar, rogar pragas. Difamar – injuriar. Caluniar – acusar falsamente. Ultrajar.

Alguém pode perguntar:

 – Como você difama o Espírito Santo? – ou – Como o insulta? – Esse é um ato deliberado.

O livro de hebreus fala diretamente do assunto: “Porque, se vivermos deliberadamente em pecado, depois de termos recebido o pleno conhecimento da verdade, já não resta sacrifício pelo pecado; pelo contrário, certa expectação horrível de juízo e fogo vingador prestes a consumir os adversários. Sem misericórdia morre pelo depoimento de duas ou três testemunhas quem tiver rejeitado a lei de Moisés. De quanto mais severo castigo julgais vós que será considerado digno aquele que calcou aos pés o Filho de Deus, e profanou o sangue da aliança com o qual foi santificado, e ultrajou o Espírito da graça?” (Hebreus 10:26-29). As palavras são seguidas por advertências severas: “Ora, nós conhecemos aquele que disse: A mim pertence a vingança, eu retribuirei”.

E outra vez: “O Senhor julgará a seu povo. Horrível cousa é cair nas mãos do Deus vivo” (Hebreus 10:30-31).

Por que não há perdão para a blasfêmia contra o Espírito Santo?

Há uma peculiaridade – uma diferença – no Espírito Santo. Ele não é superior nem inferior ao Pai ou ao Filho, mas precisamos conhecer as Suas características.


Deus Todo Poderoso, o Pai, é o grande Deus dos céus e deve ser adorado, louvado, glorificado, magnificado e exaltado. Jesus, seu Filho, é o Senhor da glória, a quem até os anjos devem considerar. Creio também que o Espírito Santo tem capacidade de sentir emoções humanas – dor, tristeza e angústia – com uma intensidade que só Ele conhece.

Você diz:

 - Está querendo dizer que o Espírito Santo pode sofrer de maneira diferente do Pai e do Filho?

A bíblia não diz: “Não entristeça ao Pai ou ao Filho”, mas sim, “Não entristeçais o Espírito” (Efésios 4:30)

Por quê? Creio que é porque Ele é tocado de maneira profunda, diversa de algum modo dos sentimentos que os outros membros da Divindade experimentam.

O fato de Jesus ter dito “Se alguém proferir alguma palavra contra o Filho do homem ser–lhe–á isso perdoado; mas se alguém falar contra o Espírito Santo, não lhe será isso perdoado, nem neste mundo nem no porvir” (Mateus 12:32), indica que o Espírito Santo pode ficar machucado.


Por que será que o Pai teria dito: “Vocês contristaram o meu Espírito?” Em outras palavras, o Espírito de Deus foi afligido ou atormentado. A escritura registra que “se lhe tornou em inimigo, e Ele mesmo pelejou contra ele” (Isaías 63:10). Por que o Espírito Santo parece ser tão protegido? Talvez porque Deus Pai sabe quão terno Ele é. É quase como se Deus Pai estivesse dizendo "Se você tocar n’Ele, não vou perdoá-lo".

Você quer voltar a ter intimidade com o Espírito Santo? Converse com Ele, busque agradá-Lo nas tuas atitudes, procure entender aquilo que Ele deseja realizar na tua vida e confie nEle como teu melhor amigo - aquele que NUNCA te abandonará nos momentos mais complicados da tua vida!

Experimente, ao acordar, dar bom dia para o teu melhor amigo. Comece a intimidade desta forma simples, sorrindo e dizendo:

 - Bom dia Espírito Santo!



Tenha um dia de grandes vitórias!

3 comentários:

  1. boom,estava precisandoo muito disso obrigado pela ajuda :D .

    ResponderExcluir
  2. Olá Thiago...

    Gostei muito do post, e confesso que também estava realmente precisando ouvir tudo isso que você postou...

    Obrigado por deixar o Senhor te usar através do seu blog, e você me fez perceber que algumas das minhas atitudes estavam me afastando do meu melhor Amigo, o Espírito Santo.

    Agradeço também pela parceria com meu blog, e continue deixando Jesus te usar cada vez mais...

    Abraços...

    ResponderExcluir
  3. Muito bom, realmente suas palavras são bem claras.O Espirito Santo sente ciumes qdo vc esta no mundo, ele não quer que esteja no mundo de drogas e prostituição e outras coisas afins...
    ele nos ama de todo seu poder, sente por nos um carinho muito grande inexplicavel, a ponto de nos proteger de todos os males a cada dia.

    ResponderExcluir