segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Crente pode perder bênçãos?

Recebi no sábado um retorno sobre o meu texto 'Deu mole, perdeu a bênção!' de uma irmã lá de Manaus. Fico feliz quando são levantados questionamentos, isso significa que o povo de Deus tem sede da Sua palavra e teme ser orientado por qualquer tipo de informação. Assim como quando o apóstolo Paulo, em mais uma de suas missões, estava em Beréia, os cristãos locais conferiam nas escrituras para averiguar se o aquilo que Paulo pregava era condizente com a Palavra de Deus. Por conta da pergunta que me foi feita abaixo, senti no coração de criar um post exclusivo à este tema:

eu concordo com o teu texto,mas me responda uma coisa, você acha que o crente pode perder bençãos?

Biblicamente falando, sim. Existem várias passagens que a palavra de Deus nos demonstram que basicamente os únicos que podem fazer com que percamos nossas bênçãos somos nós mesmos!

Como um exemplo, cito o livro de Josué, onde vieram de uma grande vitória pela entrada e tomada da cidade de Jericó (derrubada dos muros de uma forma milagrosa da parte de Deus). Após isso, Josué foi de encontro à cidade de Ai, basicamente muito mais fácil de ser tomada, mas devido ao pecado de Acã (“Prevaricaram os filhos de Israel nas coisas condenadas; porque Acã, filho de Carmi, filho de Zabdi, filho de Zera, da tribo de Judá, tomou das coisas condenadas. A ira do SENHOR se acendeu contra os filhos de Israel.” Josué 7.1), olha só o que aconteceu:

"Assim, subiram lá do povo uns três mil homens, os quais fugiram diante dos homens de Ai. Os homens de Ai feriram deles uns trinta e seis, e aos outros perseguiram desde a porta até às pedreiras, e os derrotaram na descida; e o coração do povo se derreteu e se tornou como água." Josué 7.4 e 5

Além de passarem vergonha diante de Ai, ainda tomaram uma bronca danada de Deus. Veja:

Israel pecou, e violaram a minha aliança, aquilo que eu lhes ordenara, pois tomaram das coisas condenadas, e furtaram, e dissimularam, e até debaixo da sua bagagem o puseram. Pelo que os filhos de Israel não puderam resistir aos seus inimigos; viraram as costas diante deles, porquanto Israel se fizera condenado; já não serei convosco, se não eliminardes do vosso meio a coisa roubada. Dispõe-te, santifica o povo e dize: Santificai-vos para amanhã, porque assim diz o SENHOR, Deus de Israel: Há coisas condenadas no vosso meio, ó Israel; aos vossos inimigos não podereis resistir, enquanto não eliminardes do vosso meio as coisas condenadas. Pela manhã, pois, vos chegareis, segundo as vossas tribos; e será que a tribo que o SENHOR designar por sorte se chegará, segundo as famílias; e a família que o SENHOR designar se chegará por casas; e a casa que o SENHOR designar se chegará homem por homem. Aquele que for achado com a coisa condenada será queimado, ele e tudo quanto tiver, porquanto violou a aliança do SENHOR e fez loucura em Israel.” Josué 7.11-15

O crente pode perder bênçãos? Sim! “enquanto não eliminardes do vosso meio as coisas condenadas”...

Lá na frente, SOMENTE quando o pecado foi retirado do meio do povo, Deus deu grande vitória aos Seus filhos (Josué 8)! Se Josué não tivesse seguido às orientações do nosso Deus amado, estaria com esta derrota entalada na garganta até hoje, possivelmente sofrendo consequências terríveis até o fim de seus dias.

Que Deus vos abençoe grandemente!


@thimarins

2 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Consegui seguir seu Blog,daria para seguir me de volta?apaguei o recado acima,pois não tinha conseguido seguir antes,faço parte dos Blogueiros Evãngélicos..

    ResponderExcluir