terça-feira, 19 de julho de 2011

Pedra da Gávea da vida espiritual

Louvado e engrandecido seja o Senhor Jesus em nossas vidas! É assim que eu começo o post de hoje, agradecendo ao Espírito Santo por mais uma lição que Ele me proporcionou a aprender, a fim de que eu pudesse compartilhar com cada um de vocês.

Sábado passado eu tive a oportunidade de estar entre amigos numa atividade bastante agradável: fazer uma trilha e escalar a famosa Pedra da Gávea.

A Pedra da Gávea é um monólito de gnaisse situado entre a Barra da Tijuca e São Conrado (no Rio de Janeiro). Com topo de granito subindo 842 metros acima do nível do mar, é o maior bloco de pedra a beira mar do planeta. Conhecida como uma esfinge de histórias contraditórias, desperta admiração pela imponência e mistério. É um dos pontos extremos do parque da Floresta da Tijuca e um dos mirantes mais espetaculares.



Ao longo do percurso, percebemos que a trilha para chegar no nosso objetivo é estreita. Como não tinhamos a devida experiência, foi necessário um guia para nos orientar sobre os perigos do caminho a ser seguido. A cada passo que dávamos, éramos orientados pelo instrutor a tomar os devidos cuidados para que não nos machucássemos.



A experiência de caminhar junto com os amigos foi excelente! Estávamos num lugar, onde não conhecíamos o caminho, mas estávamos juntos, aproveitando todo o trajeto que, apesar de bastante cansativo, éramos motivados a continuar, pois a recompensa de chegarmos no topo era inimaginável (pelo menos foram estas as palavras que ouvimos)!



O clima de descontração era evidente! A alegria de conhecer tantas pessoas ao longo do caminho que trilhávamos nos contagiava. Tirávamos muitas fotos, sorriamos, era um clima muito agradável.



Cada vez que subíamos, podíamos contemplar a maravilha da caminhada, com uma visão expetacular de toda a criação de Deus e da surpresa de termos conseguido caminhar por tanto tempo. A visão era simplesmente fantástica, e nos motivava a subir cada vez mais, pois a cada subida, o cenário era cada vez mais lindo!



Finalmente chegamos na parte da escalada, uma das partes mais complicadas do nosso trajeto. A fila para a subida era enorme, e as pessoas estavam entre ousar e acreditar que poderiam subir, e observar a dificuldade e desistirem do objetivo final.



Algumas pessoas, já no meio da subida da Pedra da Gávea, olharam para as dificuldades, não acreditaram em si, e resolveram desistir, descendo e preocupando a muitos que estavam a sua volta. "Será que não conseguirei subir?" Este era o pensamento de muitos que estavam no meio da escalada e que viram algumas pessoas descendo.



Outras pessoas, sequer tentaram a subida. Olharam para a Pedra da Gávea e simplesmente desistiram, não confiaram no seu potencial e deixaram com que o medo dominasse suas atitudes e ficaram no meio do caminho, apenas observando as pessoas que acreditavam que seriam capazes de alcançar o objetivo final.



Resolvi encarar! Confesso que não foi fácil, o medo realmente queria tomar conta de mim, mas acreditei que Deus estava comigo, e mesmo diante das dificuldades, resolvi encarar o problema, o medo, a insegurança, e continuei a jornada!



Consegui escalar a pedra! Faltavam apenas mais alguns minutos para o objetivo final e chegar onde todos estavam me esperando para comemorar com todos que alcançaram o objetivo. Mas...



...eu estava muito cansado, tive câimbras nos dois quadríceps e nas duas panturrilhas, completamente esgotado! Muitos pensamentos entraram na minha mente, tentando me fazer ficar por ali mesmo, pois estava com muitas dores musculares, o stress da subida fazia com que a cada passo que eu desse, fosse muito dolorido. Mas poxa! Faltava muito pouco para meu objetivo, eu deveria mesmo desistir, faltando tão pouco? Recuperei o fôlego, e resolvi continuar, mesmo com muitas dores e com vontade de parar ali.



Finalmente cheguei, consegui! Não acreditava que havia chegado no objetivo final! Estávamos cansados, literalmente exaustos, mas o preço de alcançarmos o objetivo final, e ter a visão abaixo, valeu muito a pena!




O Espírito Santo, então, começou a falar no meu coração...

 - Thiago, assim também é a caminhada para todos aqueles que desejam alcançar o Reino dos Céus! O caminho é bastante estreito. Muitos, no início da caminhada, encontram pessoas, não têm tantas dificuldades e seguem sorrindo rumo ao seu objetivo final - a salvação. Conforme vão chegando mais perto do objetivo, a dificuldade aumenta, as vezes dores se tornam mais propensas, e a alegria nos rostos já não é mais tão frequente. Alguns, ao verem os desafios da vida, até tentam desafiar o 'gigante' do medo, da insegurança e da dúvida, mas simplesmente voltam atrás, recuam, desistindo de seus objetivos. Outros, nem chegam perto do 'gigante', ficam lá, parados, apenas vendo aqueles que realmente desejam agradar o coração de Deus e acreditam nEle, que podem conseguir superar os obstáculos, passarem às suas frentes. Mesmo na maior dificuldade de suas vidas, devem prosseguir, crendo que Eu estarei convosco, em todos os momentos. A dificuldade é grande, sim, com certeza. Mas acredite, o valor de alcançar o objetivo, o tamanho gozo e alegria que obterão ao alcançarem a salvação, é inimaginável! Creia, por mais que seja árdua a caminhada, a subida à 'Pedra da Gávea celestial', jamais se sinta só, porque Eu estou contigo!

"Aquele, porém, que perseverar até o fim, esse será salvo."
Mateus 24:13

7 comentários:

  1. Nossa! Nossa! Você é impressionante, sem dúvidas o ES escolheu você para dizer todas essas coisas, você descreve com tanta clareza, que da imaginar exatamente como foi, principalmente com as imagens que descrevem perfeitamente sua trilha, da para quase sentir. Você é um ser admirável, iluminado. Admiro muito você e o que você escreve.

    ResponderExcluir
  2. foi realmente uma experiencia unica , poder superar tantos obstaculos perto de pessoas q gosto tanto e que estavam sempre dispostos a ajudarem , sendo velhos amigos ou até pessoas q encontramos no caminho .
    eu concerteza já estou super entusiasmada para uma outra trilha e com o folego totalmente renovado!...vamos lá Thii a próxima eu vou até o fim e tbm vou ter o direito de fazer um post super legal como esse no meu blog...rs

    ResponderExcluir
  3. Eu, humilde paulistano, ao contemplar este mirante pelas fotos, fiquei extasiado! (risos)Imagine quando tiver o privilégio de chegar na 'Pedra da Gávea celestial'! (mais risos)Avalio sua mensagem como edificante. Fica na paz!

    ResponderExcluir
  4. DEVE TER SIDO UMA EXPERIÊNCIA MUITO BOA MESMO, OLHA SÓ A PAISAGEM.DEUS É TREMENDO!
    Daniel Santana
    http://wwwconfianosenhor.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. MUITO BOM! Eu acredito que Deus criou o homem e deixou o manual de instrução, a “BÍBLIA SAGRADA!” A bíblia é a divina revelação da palavra de Deus e não produtos enlatados, eu costumo dizer que: “As pessoas precisam parar de comer tudo o que dão. E começar a questionar! ” Alguém escuta alguma coisa de alguém, e saem falando, sem questionar, sem saber se é verdade ou não. As pessoas precisam se perguntar! Será que a minha crença esta de acordo com a lei de Deus? Será que a religião que eu nasci sempre me falou a verdade? Quando uma pessoa morre pra onde ela vai? Ela volta? A bíblia apóia o homossexualismo? Quem não herdara o reino de Deus? O que devo saber sobre idolatria, imagens e escultura? O que devo saber sobre o único batismo? Será que tem uma seqüência para salvação? A quem eu devo me confessar, quem pode me perdoar? Religião salva alguém? Essas e outras perguntas e respostas em:
    www.aunicaverdadeemsuapropriabiblia.blogspot.com
    Você pode dizer, eu já sou salvo amém! Vamos atrás de quem não esta, “Se você quer se dar bem com o mundo seja hipócrita, mas se você quer se dar bem com Deu seja verdadeiro!” divulgue este site, porque: “Eis que vêm dias, diz o Senhor Jeová, em que enviarei fome sobre a terra, não fome de pão, nem sede de água, mas de ouvir as palavras do Senhor. E irão vagabundos de um mar até outro mar, e do norte até ao oriente; correrão por toda parte, buscando a palavra do Senhor, e não a acharão." ( Amós cap 8 ver 11 e 12 )Fale para outras pessoas, por que “O Senhor não retarda a sua promessa, ainda que alguns têm por tardia: mas é longânimo para convosco, não querendo que alguns se percam, senão que todos venham a arrepender-se.” (II Pedro cap. 3 ver 8) e “Que quer que todos os homens se salvem, e venham ao conhecimento da verdade. Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo o homem. (I A Timóteo cap 2 ver 5 e 6)
    Seja sua bíblia, católica ou evangélica, aqui você vai tirar suas duvidas.
    www.aunicaverdadeemsuapropriabiblia.blogspot.com
    E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertara (João cap 8 ver 32) Se você tiver coragem de perguntar, a bíblia terá coragem de responder!

    ResponderExcluir
  6. Fotos fantasticas, acredito que tenha sido um dia muito feliz, parabéns. Já estou te seguindo gostei do blog. Abaixo segue meu link, convido com carinho para conhecer.Deus abençoe

    http://www.seiquedeusexiste.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. Ola Matheus Muita Massa as Fotos Parabéns!!


    Deus continue te abençoando

    ResponderExcluir