segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

A Vergonha

A vergonha, a culpa, e a condenação são parecidas, no sentido de que esses sentimentos estão ligados ao pecado. Contudo, diferem quanto ao seu grau, duração e magnitude.

A vergonha é um sentimento intenso de angústia, que faz com que você queira desaparecer; extrema humilhação e remorso; um desespero intenso devido a um constrangimento miserável.

A culpa é o reconhecimento que você fez algo errado, geralmente por causa de um pecado específico.

Condenação é ser sentenciado (condenado) por se fazer algo errado.

A vergonha é mais profunda do que a culpa. Não é baseada em se fazer alguma coisa errada; é mais um sentimento de dor na alma por estarmos errados no âmago do nosso ser. A vergonha é mais cortante do que a condenação, onde a realidade do julgamento é mentalmente temida, mas vem de um árbitro externo. Quando temos vergonha, sentimos tangivelmente nossa própria depravação, em uma auto-percepção intensa.

Com esta definição, qual é o beneficio da vergonha na vida dos redimidos? A sua presença debilitante não deve ser levada em consideração, ou Deus a utiliza - até mesmo a requere? É uma questão de auto-piedade, ou algo que vem do Espírito Santo?


RECUSANDO O TRATAMENTO


A vergonha é boa ou ruim? étil ou destrutiva? Em doses pequenas ou grandes? E qual é a relação entre a vergonha e o amor?

Jeremias 3.3 .: "Pelo que foram retiradas as chuvas, e não houve chuva serôdia; mas tu tens a fronte de prostituta, e não queres ter vergonha."

Jeremias 6.15 .: "Será que ficaram envergonhados por terem feito essas coisas que eu detesto? Não! Não ficaram envergonhados de jeito nenhum. Eles nem sabem o que é sentir vergonha e por isso vão cair como outros tem caído..."

A vergonha pode também ser usada para a nossa santificação, e é bom que entendamos isso. Por exemplo, muitas vezes hesitamos em olhar atentamente para a nossa inclinação ao pecado, porque sentimos um profundo senso de vergonha... e portanto, nos distraímos para que a dor possa ser temporariamente aliviada. O sermão acabou, a sessão chegou ao término e quando nos afastamos do espelho, não lembramos como realmente estávamos.

Pode ser que parte do romance de Deus tenha o objetivo de nos preparar para que sejamos uma noiva que "fique vermelha". Certamente temos muito que ficar vermelhos, se deixarmos que o Espírito nos escrutine.

Mas "a carne" ODEIA este corar de vergonha mais do que qualquer outra coisa! Isto atinge o nosso egoísmo de uma forma muito dolorosa. Então, por que deviríamos aguentar sentimentos tão terríveis?


REAÇÕES DE DEUS


Lucas 5.8 .: "Quando Simão Pedro viu o que havia acontecido, ajoelhou-se diante de Jesus e disse: Senhor, afaste-se de mim, pois sou pecador!"

A reação de Simão Pedro é uma reação comum que ocorre quando temos um encontro real com Deus. Ao ver Jesus, ele ficou "arruinado" por causa da percepção magnificada de sua depravação; ele estava tão longe da glória de Deus.

Uma coisa é brincarmos com palavras e nos enganarmos a respeito de nossa condição diante daquele que é Santo; é bem diferente quando nos deparamos com Sua bondade pura. O que pensávamos que queríamos, agora faz com que nos sintamos como nada. Quando a bondade está entrelaçada com a maldade, é mais fácil de se engolir, mais fácil de se relacionar com ela. Mas quando a bondade é pura, ela se torna estranha a nós. E nós sabemos que Deus é poderoso, mas quando experimentamos Seu poder, nossa própria insuficiência vem à tona. Nossa tendência é de nos afastarmos daquilo que mais desejamos.

Jesus não deixou Simão Pedro sem uma resposta, apesar de sua honesta reação. Ele pronunciou palavras de conforto e o chamou para ser um apóstolo. A força de vontade de Pedro chocou-se com uma vontade maior. Mas a "reação" de Pedro permaneceu intacta, para que ele passasse, futuramente, por um "tratamento" mais profundo. Somos melhores do que Simão Pedro? Temos uma necessidade menor de sermos salvos do que ele? Não teremos que ser curados deste mesmo problema no futuro, mesmo depois de ouvirmos palavras de conforto? Mesmo depois de confessarmos a Cristo? Mesmo depois de andarmos em comunhão íntima com o nosso Senhor?


O PROBLEMA DA AUTO-CONFIANÇA E DO ORGULHO


Lucas 22.31-34 .: "Ó, Simão, Simão, você sabia que Satanás pediu para ter vocês todos peneirados como o trigo? - mas eu orei por você para que não perca sua fé. Sim, quando você retornar, você deverá animar seus irmãos." Pedro lhe disse, "Senhor, eu estou pronto a ir para a prisão, ou até mesmo morrer com você!" "Eu te digo, Pedro," replicou Jesus, "antes do galo cantar hoje, você negará que me conhece três vezes!"

Pedro era um falador, confiante em si mesmo. Como nós, ele tinha inclinações a fazer grandes promessas a Deus, mas na hora do "vamos ver", ele falhava, levando-o à dor da vergonha.

Lucas 22.59-62 .: "Eu estou convencido que este homem estava com ele..." "Homem," replicou Pedro, "eu não sei o que você está falando". E imediatamente, enquanto ainda falava, o galo cantou. O Senhor virou-se e olhou Pedro diretamente nos olhos, e as palavras que o Senhor lhe falou passaram pela sua mente... "Você me negará..." ... e ele [Pedro], saiu e chorou amargamente."

Nesse processo sombrio de humilhação, talvez possamos entender mais profundamente como Deus irá trabalhar para que a carne não se glorie na Sua presença.


Será que hoje podemos sair da leitura deste post do blog JFD aprendendo algo sobre a vergonha? Sendo ela a consequência de atos ruins, quando estamos arrependidos de atos que nos causaram prejuízos incalculáveis?

Arrependo-me de muitas coisas, e tenho aprendido a lidar com a vergonha que sinto por tudo que fiz de mal, mas aceitando o tratamento de Deus.

Tenham uma semana abençoada!