terça-feira, 26 de julho de 2011

DESÂNIMO: A maior arma do diabo contra o Reino de Deus

O objetivo de uma leitura diária que o pastor Wilson sugere às ovelhas de Ebenézer, com a recomendação excepcional de lermos pelo menos um capítulo por dia, foi chamar a nossa atenção para o fato de que Jesus já sabia que no decorrer dos tempos muitos crentes nos dias atuais iriam também desanimar de segui-Lo, como fizeram muitos dos seus discípulos no passado (João 6:60 e 66). Hoje vamos falar sobre o principal motivo de termos tantos crentes desanimados em nossas igrejas.


Todos os crentes foram chamados por Deus para a salvação, para o serviço cristão, para testemunhar de Jesus Cristo e promover o seu Reino na medida dos talentos e dos dons concedidos pelo Espírito Santo. Entretanto muitos crentes não fazem isso porque estão desanimados. Estão desanimados porque estão muito mais preocupados com as coisas deste mundo do que com as coisas do Reino de Deus. Muito mais preocupados com aquilo que o diabo pode oferecer do que com aquilo que Deus nos pede para fazer. Por isso tantas pessoas estão desanimadas. 


O pecado mata, sufoca, desanima.


Para o crente não desanimar e continuar fazendo a vontade de Deus ele vai precisar se preparar espiritualmente. Vai precisar gastar tempo na presença de Jesus e resistir para não fazer aquelas coisas que o diabo gosta. O diabo "adora" ver um membro de igreja rastejando aos seus pés. E como é grande
o número de pessoas que agem assim e que se submetem aos seus caprichos!


A Bíblia afirma em Gálatas 3:22 que o mundo inteiro está dominado pelo pecado. A Bíblia diz em I João 5:29 que o mundo todo está debaixo do poder do maligno. Jesus disse em João 12:31, 14:30 e 16:11 que o diabo é o príncipe deste mundo. Mas Jesus disse também em I João 2:15 que não devemos amar o mundo, nem as coisas que há nele. E disse que se alguém ama o mundo, esse alguém (ainda) não (conhece e não) ama a Deus.


Nesse mesmo texto Jesus diz que o mundo passa com tudo aquilo que as pessoas cobiçam; porém aquele que faz a vontade de Deus vive para sempre. Isso nos mostra que os filhos da luz não devem cobiçar os oferecimentos das trevas. Uma coisa não pode se misturar com a outra.


Irmãos, nós não somos deste mundo (João 17:14-16). O crente não tem nada a ver com este mundo. O verdadeiro crente está no mundo para salgar, iluminar, servir a Deus e ao próximo (Mateus 5:13-14a). O crente vive para revelar os propósitos de Deus ao mundo e promover a glória de Deus. Não estamos aqui para buscar os nosso próprios interesses, mas sim os de Deus (Mateus 6:33).


Que tipos de crentes encontramos na grande maioria das igrejas? Crentes que não gostam de ler a Bíblia, mas gostam de ver novelas imorais com conteúdos malignos. Crentes que não tem prazer em orar, mas gastam tempo vendo todos os tipos de programas inconvenientes na televisão. Crentes que não devolvem o dízimo, que não visitam os enfermos, os presidiários, os doentes. Crentes que não falam de Jesus e que não demonstram alegria em frequentar assiduamente a casa de Deus. Crentes domingueiros, turistas, descompromissados.


Todo esse desânimo que desabou sobre uma grande fatia da igreja de Deus tem uma causa. Fracassamos porque temos nos permitido contaminar com os manjares oferecidos pelo mundo, pelo príncipe das trevas, pelo deus deste século, por aquele que é contra tudo o que se chama Deus!


Meu irmão... se Cristo tivesse voltado ontem, o que Ele encontraria você fazendo por Ele e pelo seu Reino? Jesus disse em Mateus 24:46: "Bem aventurado aquele servo que o seu Senhor, quando voltar, achar servindo..." Estamos servindo a Deus de todo o nosso coração, de toda a nossa alma, de todo o nosso entendimento e de todas as nossas forças, como Jesus ensinou (Marcos 12:30)?


Precisamos dizer como Paulo: "...esquecendo-me das coisas que atrás ficam, e avançando para as que estão adiante, prossigo para o alvo pelo prêmio da vocação celestial de Deus em Cristo Jesus" (Filipenses 3:13b-14).


Desperta galera! O nosso Senhor está às portas!

terça-feira, 19 de julho de 2011

Pedra da Gávea da vida espiritual

Louvado e engrandecido seja o Senhor Jesus em nossas vidas! É assim que eu começo o post de hoje, agradecendo ao Espírito Santo por mais uma lição que Ele me proporcionou a aprender, a fim de que eu pudesse compartilhar com cada um de vocês.

Sábado passado eu tive a oportunidade de estar entre amigos numa atividade bastante agradável: fazer uma trilha e escalar a famosa Pedra da Gávea.

A Pedra da Gávea é um monólito de gnaisse situado entre a Barra da Tijuca e São Conrado (no Rio de Janeiro). Com topo de granito subindo 842 metros acima do nível do mar, é o maior bloco de pedra a beira mar do planeta. Conhecida como uma esfinge de histórias contraditórias, desperta admiração pela imponência e mistério. É um dos pontos extremos do parque da Floresta da Tijuca e um dos mirantes mais espetaculares.



Ao longo do percurso, percebemos que a trilha para chegar no nosso objetivo é estreita. Como não tinhamos a devida experiência, foi necessário um guia para nos orientar sobre os perigos do caminho a ser seguido. A cada passo que dávamos, éramos orientados pelo instrutor a tomar os devidos cuidados para que não nos machucássemos.



A experiência de caminhar junto com os amigos foi excelente! Estávamos num lugar, onde não conhecíamos o caminho, mas estávamos juntos, aproveitando todo o trajeto que, apesar de bastante cansativo, éramos motivados a continuar, pois a recompensa de chegarmos no topo era inimaginável (pelo menos foram estas as palavras que ouvimos)!



O clima de descontração era evidente! A alegria de conhecer tantas pessoas ao longo do caminho que trilhávamos nos contagiava. Tirávamos muitas fotos, sorriamos, era um clima muito agradável.



Cada vez que subíamos, podíamos contemplar a maravilha da caminhada, com uma visão expetacular de toda a criação de Deus e da surpresa de termos conseguido caminhar por tanto tempo. A visão era simplesmente fantástica, e nos motivava a subir cada vez mais, pois a cada subida, o cenário era cada vez mais lindo!



Finalmente chegamos na parte da escalada, uma das partes mais complicadas do nosso trajeto. A fila para a subida era enorme, e as pessoas estavam entre ousar e acreditar que poderiam subir, e observar a dificuldade e desistirem do objetivo final.



Algumas pessoas, já no meio da subida da Pedra da Gávea, olharam para as dificuldades, não acreditaram em si, e resolveram desistir, descendo e preocupando a muitos que estavam a sua volta. "Será que não conseguirei subir?" Este era o pensamento de muitos que estavam no meio da escalada e que viram algumas pessoas descendo.



Outras pessoas, sequer tentaram a subida. Olharam para a Pedra da Gávea e simplesmente desistiram, não confiaram no seu potencial e deixaram com que o medo dominasse suas atitudes e ficaram no meio do caminho, apenas observando as pessoas que acreditavam que seriam capazes de alcançar o objetivo final.



Resolvi encarar! Confesso que não foi fácil, o medo realmente queria tomar conta de mim, mas acreditei que Deus estava comigo, e mesmo diante das dificuldades, resolvi encarar o problema, o medo, a insegurança, e continuei a jornada!



Consegui escalar a pedra! Faltavam apenas mais alguns minutos para o objetivo final e chegar onde todos estavam me esperando para comemorar com todos que alcançaram o objetivo. Mas...



...eu estava muito cansado, tive câimbras nos dois quadríceps e nas duas panturrilhas, completamente esgotado! Muitos pensamentos entraram na minha mente, tentando me fazer ficar por ali mesmo, pois estava com muitas dores musculares, o stress da subida fazia com que a cada passo que eu desse, fosse muito dolorido. Mas poxa! Faltava muito pouco para meu objetivo, eu deveria mesmo desistir, faltando tão pouco? Recuperei o fôlego, e resolvi continuar, mesmo com muitas dores e com vontade de parar ali.



Finalmente cheguei, consegui! Não acreditava que havia chegado no objetivo final! Estávamos cansados, literalmente exaustos, mas o preço de alcançarmos o objetivo final, e ter a visão abaixo, valeu muito a pena!




O Espírito Santo, então, começou a falar no meu coração...

 - Thiago, assim também é a caminhada para todos aqueles que desejam alcançar o Reino dos Céus! O caminho é bastante estreito. Muitos, no início da caminhada, encontram pessoas, não têm tantas dificuldades e seguem sorrindo rumo ao seu objetivo final - a salvação. Conforme vão chegando mais perto do objetivo, a dificuldade aumenta, as vezes dores se tornam mais propensas, e a alegria nos rostos já não é mais tão frequente. Alguns, ao verem os desafios da vida, até tentam desafiar o 'gigante' do medo, da insegurança e da dúvida, mas simplesmente voltam atrás, recuam, desistindo de seus objetivos. Outros, nem chegam perto do 'gigante', ficam lá, parados, apenas vendo aqueles que realmente desejam agradar o coração de Deus e acreditam nEle, que podem conseguir superar os obstáculos, passarem às suas frentes. Mesmo na maior dificuldade de suas vidas, devem prosseguir, crendo que Eu estarei convosco, em todos os momentos. A dificuldade é grande, sim, com certeza. Mas acredite, o valor de alcançar o objetivo, o tamanho gozo e alegria que obterão ao alcançarem a salvação, é inimaginável! Creia, por mais que seja árdua a caminhada, a subida à 'Pedra da Gávea celestial', jamais se sinta só, porque Eu estou contigo!

"Aquele, porém, que perseverar até o fim, esse será salvo."
Mateus 24:13

sexta-feira, 15 de julho de 2011

Mais barato que um filme

Uma mulher levou seus três filhos pequenos, dois meninos e uma menina, para assistir um filme na matinê de sábado à tarde. As entradas custavam 5 reais e a filha viu quando a mãe entregou duas notas de 10 reais e recebeu os quatro ingressos. No dia seguinte, a mãe estava na igreja com a filha. Na hora das ofertas, a menina viu quando a mãe abriu a bolsa e, retirando uma nota de 1 real, colocou no local destinado às contribuições. A pequena menina olhou firme para sua mãe e em um tom de voz que pôde ser ouvido por todos que estavam perto delas, falou:

 - Mamãe, igreja é muito mais barato que um filme, não é?


Que valor temos dado ao trabalho em nossas igrejas? O que temos oferecido para que o nome do Senhor Jesus seja proclamado até os confins da terra? Que importância temos dado à nossa vida espiritual e ao nosso relacionamento com Deus?

O fato de sermos jovens não nos isenta da responsabilidade de ofertarmos com amor à casa do Senhor! Além de ofertarmos muito menos do que deveríamos, pelo muito que temos recebido do Senhor em nossas vidas, o que mais temos negado a Deus? Temos retido o tempo que deveríamos dedicar a Ele? Temos economizado o amor que deveria ser demonstrado ao próximo, como Ele nos ensinou? Temos dado prioridade a outros compromissos em vez de comparecer aos cultos para louvar e adorar o Seu nome?

Como seríamos mais abençoados se entendêssemos o valor de estar na presença de Jesus! O nosso mundo seria melhor, a nossa vida seria mais agradável, os nossos dias seriam mais ensolarados. Muitas vezes nos sentimos tristes, desanimados, inquietos, e não entendemos o motivo. Corremos para aqui e para ali em busca de oração e socorro espiritual. Na realidade o que nos falta é a paz de Deus no coração, a alegria de servir ao Senhor, a fé que só adquirimos quando aprendemos a olhar para o alto, a certeza de que o Senhor vale mais que um filme, que uma vida de interesses pessoais, que tudo o mais existente no mundo.

A existência da igreja do Senhor - nós, os filhos de Deus - custou muito caro. Custou o sangue de Jesus na cruz do Calvário. Sejamos gratos a Ele por tão grande amor.

Sabe, cansei de gastar meu dinheiro com coisas (ou atividades) que não me trazem retorno algum. Muitos jovens gostam de sair pra encher a cara com bebidas, gastar com roupas caras sem necessidade, se endividar indo em festas promíscuas e sem sentido. Será que realmente isso vale a pena? Já pararam pra pensar nisso?

"Não acumuleis para vós outros tesouros sobre a terra, onde a traça e a ferrugem corroem e onde ladrões escavam e roubam; mas ajuntai para vós outros tesouros no céu, onde traça nem ferrugem corrói, e onde ladrões não escavam, nem roubam; porque, onde está o teu tesouro, aí estará também o teu coração."
Mateus 6:19 a 21

terça-feira, 12 de julho de 2011

Tenho 13 razões para desistir

Já faz bastante tempo que não separo um tempo para postar à vocês, mas tudo tem um motivo. Ultimamente tenho refletido bastante sobre a minha vida, mas principalmente me questionado o por quê de muitas coisas que tem acontecido comigo.

Quantas vezes você já não pensou em desistir? Já pararam pra pensar em quantas vezes se questionaram algo como 'Será que eu nunca serei feliz?'; ou até mesmo 'Será que vale a pena continuar seguindo por este ou aquele caminho? Estou sofrendo tanto...'

Por que é que tantos homens e mulheres de Deus desistem dos seus objetivos, das suas motivações e dos seus projetos?

Desistir é fácil.

Por que é que nós não persistimos mais para atingir nossas metas?

A persistência causa dor.

Ao longo do período de sofrimento que tenho vivido, enumerei alguns dos motivos que me levariam a desistir:

• Ficar sem tempo;
• Assustar-se com o ambiente que o rodeia;
• Não estar suficientemente empenhado;
• Perder o interesse ou o entusiasmo;
• Contentar-se em ser medíocre;
• Não ser feliz;
• Ficar sem dinheiro;
• Não definir objetivos;
• Não ter foco;
• Concentrar-se no curto prazo ao invés do longo;
• Escolher uma área onde não tem talento;
• Não ser persistente;
• Não cometer erros.

Confesso que as vezes me sinto tão perdido, tão sozinho diante de tantos desafios... mas qual deve ser a nossa postura diante das dificuldades enfrentadas no dia-a-dia?

• Organize melhor o seu tempo;
• Enfrente os pensamentos negativos;
• Tenha paixão pelo que faz;
• Mantenha as suas expectativas;
• Não se contente em estar na média, lute para ser o melhor;
• Encontre maneiras diferentes de buscar a felicidade e questione-se mais vezes a si próprio;
• Procure ter controle financeiro e não esbanje dinheiro em coisas que não lhe são úteis;
• Defina os seus objetivos tanto para o curto como para o longo prazo, mas não pretenda ter resultados demasiado rápidos;
• Mantenha o foco nas suas metas e não disperse a sua mente por diversos projetos;
• Seja honesto consigo próprio e desempenhe apenas as funções para as quais tem talento, delegue as outras funções a pessoas que as desempenham melhor do que você;
• Seja persistente, mas não seja teimoso;
• Preocupe-se em aprender com os erros que comete, em vez de ter medo de os cometer.

De acordo com um louvor que tem tocado muito no meu coração nestes últimos dias...


Se eu me humilhar
Diante do teu altar
E sacrificar aquilo que me custar
Tu inclinarás os teus ouvidos ao meu clamor
Mais vale um dia no centro do teu querer
Que toda a vida sem jamais te conhecer
Tu és minha fonte, minha colheita, minha herança



E é verdade! Por mais que o sofrimento, a insegurança e o medo de ter tomado decisões precipitadas, eu creio que melhor é:

 1. Me humilhar diante do altar de Deus do que diante da tristeza e dos problemas;

 2. Sacrificar as coisas que mais amo, a fim de que possa demonstrar meu amor pelo meu Deus amado, que entregou Seu Filho Jesus para morrer pelos meus pecados e me livrar da condenação eterna
.



Isso tudo faria com que Deus incline Seus ouvidos ao meu clamor! Também concordo que vale muito mais a pena estar no centro do querer de Deus (mesmo que isso vá de contra tudo aquilo que desejo e gostaria de fazer) do que deixar de conhecê-Lo.

Senhor, Tu és minha fonte, minha colheita e minha herança!

O verdadeiro servo de Deus é aquele que desiste das coisas erradas para avançar com as coisas certas.

"Humilhai-vos, portanto, sob a poderosa mão de Deus, para que ele, em tempo oportuno, vos exalte"
1 Pedro 5:6