segunda-feira, 27 de junho de 2011

Existe receita pra isso???

Muitos homens e mulheres de Deus, que possuem uma visão de águia, procuram estabelecer metas para que possam viver uma vida de sucesso - seja na área profissional, familiar, amorosa ou ministerial. Mas... será que existe uma receita certa para o sucesso? Sim, existe.

A afirmativa ainda mais motivadora é que cada um de nós possui os ingredientes básicos para cozinhar um sucesso de dar água na boca dos outros. Uns mais, alguns menos, mas não há ninguém que, algum dia, não tenha parado para observar o próximo e se admirar (não com inveja, mas com satisfação e alegria):

 - Como é que ele conseguiu tanto com tão pouco?

Porque, basta observar, os bem-sucedidos não parecem possuir nenhum ingrediente mágico ou sobrenatural. E a resposta é mais simples do que parece: o segredo do sucesso não está na lista de ingredientes, mas no modo de preparo. É nesse contexto que uma pergunta tão banal e tão repetida -- "Você está preparado?" -- assume sua real importância:

 - Você sabe mesmo como misturar os ingredientes que tem?


Então, vamos à despensa (com "e" mesmo rsrs): ali estão, bem arrumadinhos, a fé, a ousadia, a perseverança, a liderança, a criatividade, a ética, o espírito de equipe, e mais um monte de outros ingredientes que entram na fórmula do sucesso. Mas quem um dia já preparou um bolo sabe que não adianta jogar tudo isso dentro de uma panela, em doses iguais e ao mesmo tempo. Há sempre uma sequência e uma proporção, e os cozinheiros de mão-cheia são os que aprenderam que existe uma receita apropriada para cada ocasião. Se a dosagem for errada, o resultado fica literalmente intragável.

Tudo começa por sabermos onde estamos pisando. Por quê? Porque a palavra ingrediente veio daí mesmo, de "passo". Em latim, passo era gradus e dessa palavrinha derivaram várias outras, só que a gente nem percebe mais o passo escondido dentro delas, como "gradual" (passo a passo), "degrau" (um passo acima), "retrógrado" (que anda para trás), "congresso" (marchar junto), e até o "dégradé" (cor que vai mudando a cada passo). Dessa salada surgiria o verbo latino ingredi, "caminhar para dentro" e seu derivado, ingrediente, "o que entra".

Entender essa simples regrinha talvez seja a coisa mais complicada na auto-administração das nossas metas e objetivos de vida. O mais comum é que venhamos a usar sempre o mesmo ingrediente, na mesma proporção, não importa a ocasião. Ou então, quando as coisas estão meio paradas, é sempre mais fácil imaginar que "está me faltando alguma coisa"; ou seja, mais ingredientes. Não é a quantidade que faz uma receita de sucesso. É o discernimento. Sucesso é, por exemplo, ter um vasto estoque de criatividade e de ousadia, mas saber que há momentos em que o mais recomendável é fazer um simples arroz (fé) com feijão (humildade).

Quando estamos na presença de Deus, tudo se torna mais fácil. Não quer dizer que não passaremos por aflições (João 16:33), mas Ele garante que são nas coisas simples é que encontraremos a verdadeira fórmula do sucesso (diferentemente do que muitos pensam, mas Deus é assim mesmo, de acordo com 1 Coríntios 3:18). A palavra de Deus diz em Salmos 116:6 que "O Senhor protege os simples; quando eu já estava sem forças, ele me salvou".

Tenham um excelente dia!

sábado, 25 de junho de 2011

Nada faz sentido

Após alguns dias sumido do blog, devido a duas cirurgias que fui submetido na última quarta-feira, retorno com o meu coração bastante confuso. Nestes últimos dias que pude deixar o trabalho de lado e algumas responsabilidades de casa, estive refletindo sobre a minha vida como um todo, e confesso a vocês que analisando as mais variadas áreas da minha vida eu pude chegar numa conclusão trágica: nada faz sentido!

Desde a minha adolescência, eu sonhava. Estes sonhos abrangiam áreas bastante delicadas, mas eu nunca deixei de acreditar que eu poderia alcançar tais objetivos. Para lhes fazer entender onde quero chegar, darei como exemplo a área do relacionamento. Eu observava a forma com que meus pais se relacionavam e eu pude aprender o que não devo fazer e quais são as atitudes que podem destruir uma união entre um homem e uma mulher.

Ao me deparar com tal situação e baseado na palavra de Deus em Romanos 12:2, decidi que minhas atitudes seriam completamente diferentes das que eu observava. Observem o padrão deste mundo e a forma com que sonhei em agir e transformar minha vida:



PADRÃO SECULAR MINHA ATITUDE BASE
O homem não respeitar a mulher Eu a trataria como se fosse a minha 'princesa' Efésios 5:25
O homem não dar o devido valor à mulher Eu a faria entender a tamanha importância que ela teria na minha vida Efésios 5:29
O homem não se importar com os problemas da mulher Eu teria o maior prazer em ajudá-la no que for preciso Efésios 5:26
O homem ser egoísta Eu a faria enxergar que seria capaz de tudo, até mesmo abrir mão das minhas vontades para satisfazê-la. Efésios 5:28


Sabe porque nada faz sentido? Quanto mais você se empenha em tentar ser alguém especial, parece que mais as pessoas se acomodam e não dão o devido valor. Infelizmente, junto com tamanha decepção, vem também o desânimo. Por mais que venhamos a nos condicionar e tentar não esperar nada da pessoa amada, você acaba observando atitudes e posicionamentos que te entristecem. Por que as pessoas complicam tanto uma vida que é tão simples? Por contrariar o alerta dado pelo Senhor, acabamos ficando aborrecidos e vazios. As pessoas nos decepcionam até mesmo sem pensar, e por isso que a nossa esperança tem que estar única e exclusivamente no Senhor Jesus. Veja o que a palavra de Deus nos diz:

"Assim diz o SENHOR: Maldito o homem que confia no homem, e faz da carne o seu braço, e aparta o seu coração do SENHOR!"
Jeremias 17:5

Mas e aí? O que fazer para superar isso? O sentimento da insegurança é algo que assola a maioria das pessoas (tanto homens quanto mulheres), pois se esperamos algo (posicionamento, postura, visão de vida, valores) de quem amamos e infelizmente não é aquilo que esperávamos, como devemos agir?

A insegurança é, na maior parte das veze,s um sentimento de nervosismo ou constrangimento quando está ao pé ou em contato com outras pessoas. Este fato condiciona a nossa realização pessoal, profissional e o atingir de determinados sonhos e objetivos.

Abaixo listarei alguns pontos que têm me ajudado a superar isso e seguir em frente.

 1. Defina em que situações você se sente inseguro.: só se consegue vencer as inseguranças quando as identificamos, as enfrentamos e treinamos a melhoria das dificuldades com frequência (Salmos 107:13).

 2. Identifique os seus pontos fortes.: não foque apenas nas suas dificuldades e pontos fracos, pois você é especial! Ao reconhecer que existe muito de bom dentro si, se permitirá ganhar mais confiança - pense no que tem feito de bom, nas suas vitórias do passado e no que te deixa feliz consigo próprio (Deuteronômio 7:6).

 3. Esqueça o que os outros pensam.: foque no que deseja alcançar e não em esconder as suas inseguranças e medos da pessoa com quem irá falar (Salmos 38:9).

 4. Faça perguntas.: grande parte dos momentos de insegurança surgem quando não se sabe o que dizer ou fazer. Uma das formas simples de vencer este constrangimento é fazer perguntas à outra pessoa (Salmos 27:7).

 5. Dê o primeiro passo.: o primeiro passo numa situação de insegurança é o mais difícil de dar, mas na realidade no fim de ir em frente vai sentir que grande parte dos seus medos foram deixados para trás e o momento vai ficar muito mais fácil (Provérbios 14:26).

Tenho falado para mim mesmo: "Não se proteja de si mesmo, enfrente as suas inseguranças com firmeza!"

Agora sinto que as coisas fazem mais sentido. Deus está me moldando para que, independente das decepções, eu seja uma pessoa muito especial. Assim como a você que também, que se sente inseguro (a). E quem estiver preparado para estar contigo depois deste 'molde', agradecerá à Deus pelo resto de suas vidas!

Vamos tentar?

quinta-feira, 16 de junho de 2011

Valorize as pessoas!

Uma das coisas que mais me impressiona é a quantidade de reclamações que escuto das injustiças que as pessoas sofrem por se doarem muito mais do que o que elas recebem de retorno. Principalmente no relacionamento.

Conversando hoje com um amigo (que considero mais que um irmão), ele me revelou problemas que ele passa e que reflete exatamente coisas que eu já passei e que muitos de vocês já devem ter passado:

 - ...durante quatro anos eu fui a pessoa responsável por resolver todos os nossos problemas. Eu melhorava para ela, ela se aproveitava de tal benefício e não se esforçava em nada para melhorar. Mesmo eu assumindo a responsabilidade de resolver os nosso problemas, resolvendo tudo para o melhor, no fim não deu certo porque não importa se uma pessoa fica melhorando apenas de um lado, enquanto o outro lado mantem-se ruim. Um fica com o trabalho e o outra pessoa fica apenas olhando...


Até quando precisamos perder pessoas tão preciosas em nossas vidas para aprendermos a valorizar aqueles que nos amam tanto??? A palavra de Deus nos dá um exemplo de tamanho arrependimento de um homem que, por não valorizar uma pessoa tão especial em sua vida, acabou se matando. Ele se chama Judas. Vejam a passagem que se encontra no evangelho segundo Mateus, capítulo 27 e versículos de 1 a 5:

 1 - De manhã cedo, todos os chefes dos sacerdotes e líderes religiosos do povo tomaram a decisão de condenar Jesus à morte.

 2 - E, amarrando-o, levaram-no e o entregaram a Pilatos, o governador.

 3 - Quando Judas, que o havia traído, viu que Jesus fora condenado, foi tomado de remorso e devolveu aos chefes dos sacerdotes e aos líderes religiosos as trinta moedas de prata.

 4 - E disse: “Pequei, pois traí sangue inocente”. E eles retrucaram: “Que nos importa? A responsabilidade é sua”.

 5 - Então Judas jogou o dinheiro dentro do templo e, saindo, foi e enforcou-se.


REMORSO é diferente de ARREPENDIMENTO

Remorso significa 'reprovação da consciência que sente haver cometido uma falta'. Arrependimento significa 'mudança de opinião' (ambas os significados extraidos de um dicionário).

Entenderam a diferença? O remorso é apenas um sentimento de culpa por ter cometido algo que não deveria ter feito, mas o arrependimento causa muito mais que um pesar, causa uma longa reflexão e MUDANÇA de atitude; ou seja, posso até ter cometido tal atitude, mas não farei mais.


Não perca a oportunidade que você tem hoje para declarar o amor que você tem para uma pessoa, não deixe com que seja tarde demais para se arrepender e mude tuas atitudes impensadas o quanto antes! Lembre-se que a verdadeira amizade e o verdadeiro amor são como a saúde: o seu valor só é reconhecido quando a perdemos.

Que Deus venha a nos orientar a não machucar mais as pessoas através de palavras e atitudes. Eu já magoei muitas pessoas, e também já fui muito magoado. Dói. O que acha de mudarmos isso agora?

Ao escrever sobre este assunto, lembrei-me de uma parábola dos dias atuais...


O dono de um pequeno comércio, amigo do grande poeta Olavo Bilac, abordou-o na rua:

 - Sr. Bilac, estou precisando vender o meu sítio, que o Senhor tão bem conhece.

Poderá redigir o anúncio para o jornal?

Olavo Bilac apanhou o papel e escreveu:

"Vende-se encantadora propriedade, onde cantam os Pássaros ao amanhecer no extenso arvoredo, cortada por cristalinas e marejantes Águas de um ribeiro. A casa banhada pelo sol nascente oferece a sombra Tranqüila das tardes, na varanda".

Meses depois, topa o poeta com o homem e pergunta-lhe se havia vendido o sítio.

 - Nem pense mais nisso, disse o homem. Quando li o anúncio é que percebi a maravilha que tinha!

Às vezes não descobrimos as coisas boas que temos conosco e vamos longe atrás da miragem de falsos tesouros.



quarta-feira, 15 de junho de 2011

Resposta para tudo

Hoje de manhã eu conversava com uma amiga, ajudando-lhe a elucidar algumas dúvidas que pairavam sobre a sua mente, dos assuntos mais diversos e polêmicos. Com base na Palavra de Deus e orientação do Espírito Santo, fui explicando cada um dos assuntos (com suas respectivas referências bíblicas) e como agradecimento, recebi um 'muito obrigado!'. Fiquei feliz.

Certa vez eu escutei algo de uma pessoa muito especial, que me chamou atenção:

 - As vezes eu fico impressionada quando falo contigo, parece que você tem resposta para todas as minhas perguntas!

Ao parar para pensar nesta afirmativa, pude refletir um pouco mais em como esta pessoa pôde chegar nesta conclusão. Vou tentar explicar...

Uma espada pode ser uma arma poderosa, assim como uma ferramenta bastante útil. Ela serve pra defender uma cidade e cortar galhos para a construção de um abrigo. Pode derrubar um inimigo e libertar um amigo. Quanto mais afiada for a espada, mais eficiente ela será quando colocada nas mãos certas.

As mãos certas para a espada de dois gumes, que é a Palavra de Deus, são as daqueles que anseiam por conhecer e usar a verdade divina. Esta cortará e destruirá as mentiras, as vãs filosofias, as buscas inúteis e os desejos distorcidos, os quais têm sido parte deste mundo desde que Adão e Eva escolheram seguir o caminho deles, em vez do de Deus.

Quanto mais você manejar a Palavra de Deus, melhor saberá manuseá-la e mais forte será o impacto e o poder que ela exercerá em sua vida e na daqueles que se encontram à sua volta!

"Pois a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais afiada que qualquer espada de dois gumes; ela penetra até o ponto de dividir alma e espírito, juntas e medulas, e julga os pensamentos e intenções do coração."
Hebreus 4:12

segunda-feira, 13 de junho de 2011

Afaste-se de mim, eu nunca te conheci!

O que tenho para falar pra vocês hoje é algo muito sério, que trago da parte de Deus para vocês. Digo isso, justamente porque passei por uma experiência sobrenatural com o Espírito Santo de Deus me falando claramente e me explicando sobre algumas coisas que têm me incomodado bastante.

Acredito que um dos principais motivos que nos levam a murmurar contra Deus é justamente o fato de não estarmos com as nossas vidas da forma que gostaríamos de viver. Decepções, discussões com pessoas que amamos, crises financeiras, distância de quem gostaríamos de estar próximo, situações que nos impedem de estarmos em paz, meu Deus... quantas coisas que estão acontecendo comigo (e acredito que aconteçam com vocês também) que eu jamais havia me conformado. Pelo menos até ontem.

O Espírito Santo de Deus começou a falar tão claramente comigo, equiparando-se com um amigo que estava sentado do meu lado e começou a dialogar. Eu nunca havia escutado tão claramente a Sua voz, e me senti muito honrado por estar passando por tamanha experiência. O que foi mais interessante de tudo é que, ao mesmo tempo que me senti confortado, me senti amedrontado. Vou explicar de forma bastante explícita cada um destes sentimentos.


CONFORTO


O Espírito Santo começou a me fazer entender tudo isso que eu estava passando. Toda a angústia, medo, tristeza, decepção tinha uma explicação. Ele me fez abrir as escrituras sagradas no livro poético de Provérbios, capítulo 14, dos versos 12 ao 20:

 12 - Há caminho que parece certo ao homem, mas no final conduz à morte.

 13 - Mesmo no riso o coração pode sofrer, e a alegria pode terminar em tristeza.

 14 - Os infiéis receberão a retribuição de sua conduta, mas o homem bom será recompensado.

 15 - O inexperiente acredita em qualquer coisa, mas o homem prudente vê bem onde pisa.

 16 - O sábio é cauteloso e evita o mal, mas o tolo é impetuoso e irresponsável.

 17 - Quem é irritadiço faz tolices, e o homem cheio de astúcias é odiado.

 18 - Os inexperientes herdam a insensatez, mas o conhecimento é a coroa dos prudentes.

 19 - Os maus se inclinarão diante dos homens de bem, e os ímpios, às portas da justiça.

 20 - Os pobres são evitados até por seus vizinhos, mas os amigos dos ricos são muitos.


Quando comecei a ler, Ele foi me explicando versículo por versículo. Todos os sentimentos me afligiam justamente porque eu guiava a minha vida por caminhos que, para mim, pareciam certos! Todos os sentimentos que o homem (alma) deseja sentir, normalmente entram em confronto com o que o teu espírito deseja.

 - Quando a alma deseja sentir o seu ego massageado, o seu espírito deseja que você diminua e que o Senhor cresça (João 3:30);

 - Quando a alma deseja mostrar diante dos homens seus bons feitos, o seu espírito deseja que você faça no oculto (Mateus 6:1);

 - Quando a alma deseja conforto e facilidade, o seu espírito deseja que você seja grato por tudo aquido que o Senhor tem feito (2 Coríntios 12:9).

O versículo 20 me chamou mais atenção. A idéia de que o pobre não tem muitos amigos, se trata justamente da pobreza das coisas carnais. Já perceberam quanto mais você se aproxima para fazer as coisas de Deus, menos pessoas vocês têm ao seu lado? Quando 'enriquecemos' a nossa carne, o mundo nos oferece uma série de 'amigos', para cada vez mais nos levar para longe dos caminhos do Senhor.

O Espírito Santo me fez entender que eu sofria justamente porque Deus tem me levado para trilhar o Seu caminho, e não o meu (que me conduz a morte). O foco da minha felicidade estava em satisfazer as minhas vontades, e não a vontade de Deus! Se eu redirecionar o foco da esperança da minha alegria para fazer a vontade do Pai, serei plenamente satisfeito!

Mortificar meus sentimentos, o meu EU, dói. E dói demais. O meu sofrimento, os sentimentos que me causam dor, é porque não satisfaço mais as vontades da minha carne, mas são justamente as minhas atitudes que me levarão para viver a eternidade com o nosso Pai celestial. Glórias à Deus porque estou no caminho certo!


AMEDRONTAMENTO


Explicitamente, ouvi Sua voz dizendo para que eu avaliasse o meu posicionamento diante de Deus. Observem o que diz a palavra de Deus no evangelho segundo Mateus, no capítulo 7, dos versículos 21 ao 29:

 21 - Nem todo aquele que me diz: “Senhor, Senhor”, entrará no Reino dos céus, mas apenas aquele que faz a vontade de meu Pai que está nos céus.

 22 - Muitos me dirão naquele dia: “Senhor, Senhor, não profetizamos em teu nome? Em teu nome não expulsamos demônios e não realizamos muitos milagres?”

 23 - Então eu lhes direi claramente: Nunca os conheci. Afastem-se de mim vocês, que praticam o mal!


Meu Deus do céu! Que palavra dura! O meu coração ficou pequeno, e eu rapidamente comecei a analisar minhas atitudes, meus comportamentos, minha disposição para serví-lo, e perguntei para mim mesmo: "Senhor, como faço para saber se serei conhecido por Ti no Reino dos céus?". A resposta veio nos versículos posteriores:

 24 - Portanto, quem ouve estas minhas palavras e as pratica é como um homem prudente que construiu a sua casa sobre a rocha.

 25 - Caiu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e deram contra aquela casa, e ela não caiu, porque tinha seus alicerces na rocha.

 26 - Mas quem ouve estas minhas palavras e não as pratica é como um insensato que construiu a sua casa sobre a areia.

 27 - Caiu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e deram contra aquela casa, e ela caiu. E foi grande a sua queda.


As palavras-chave são: OUVIR e PRATICAR.

Você pode escutar, mas não ouvir. Escutar significa apenas 'perceber'. Ouvir significa 'atender'. Aquele que ouve, no sentido literal da palavra, PRATICA.


Quando Deus nos direciona para atendermos ao Seu chamado, qual é a nossa posição diante de tal situação? Escutamos e fingimos que não entendemos, ou ouvimos e atendemos à Sua orientação? A palavra de Deus é muito clara no que diz respeito às condições para herdar o Reino dos céus. Quando abrimos mão no nosso EU, dos nossos sonhos, dos nossos planos, da nossa vida, dos prazeres, vontades e riquezas, estamos edificando nossa casa na Rocha, firme, inabalável, que não será sacudida por qualquer vento (problema, angustia, dor, etc.) que está por vir.


Meu desejo neste dia é que Deus tenha falado ao teu coração. Um conforto, para aqueles que entenderam que estão sofrendo tantas angústias por negarem o seu EU; e amedrontamento, para atentamos às nossas atitudes, fazer a vontade de Deus e abrir mão de tudo por amor ao Senhor.

Você está disposto a pagar este preço para herdar o Reino? Eu estou.

Dói, está doento muito, mas o meu amor pelo meu Deus é muito maior do que qualquer vontade que este 'gigante do EU' possa me tentar! Eu quero ser conhecido pelo meu Senhor, quando eu me apresentar diante dEle. Ao invés de escutar "Nunca os conheci. Afastem-se de mim vocês, que praticam o mal!" (Mateus 7:23), meu desejo é escutar "Venham, benditos de meu Pai! Recebam como herança o Reino que lhes foi preparado desde a criação do mundo." (Mateus 25:34).

Paz!

Thiago Marins

sexta-feira, 10 de junho de 2011

Ouça a minha oração, Senhor!

Senhor Deus, mantenha cada filho Seu nos caminhos Teus, para que seus pés não vacilem. Se escorregarem, ponha-os de pé pela Sua misericórdia. Dê-lhes sabedoria, e descrição que os ajudem a andar em segurança e a não caírem em perigos. Seja a Sua fortaleza, força, escudo e baluarte. Faça com que Seus filhos habitem na sombra de Suas asas. Seja Senhor a rocha, salvação e defesa, para que eles não sejam abalados ou sacudidos.

Em Nome de Seu Filho Amado Jesus, Amém.


"Inclina Senhor, os Teus ouvidos, e responde-me."
Salmos 17:6

quarta-feira, 8 de junho de 2011

Essência

Hoje de manhã, enquanto estava no ônibus vindo para o trabalho, estava estudando para a prova do Bacharel e, em paralelo, coloquei um louvor no meu smartphone para escutar durante o trajeto. Quando menos esperei, o Espírito Santo de Deus começou a falar ao meu coração. Que experiência maravilhosa!

Infelizmente tenho vivido por situações inusitadas, e especificamente ontem eu tive uma notícia de dois problemas desesperadores.

Nota: me senti literalmente como Davi diante de DOIS Golias!

Ao me deparar com tamanha provação, comecei a refletir em como deveria ser meu posicionamento, e o louvor Essência do Davi Sacer (para ver a letra e vídeo, clique aqui) me deu exatamente o direcionamento de como devo me portar.

Não entendeu? Vamos lá... vou te explicar.


Quando você recebe uma notícia muito ruim, seja ela o falecimento de um ente querido, a perda de um emprego ou uma dívida absurdamente grande, como você reage? Qualquer pessoa normal teria como primeira reação uma tristeza. Como consequência, o sorriso desaparece. Alguns até se revoltam, por se sentirem injustiçados por tamanho problema vivido e começam a viver uma vida dissoluta, por vezes até atribuindo culpa à Deus e se afastam dEle.

Sabe o que aprendi com esse louvor?


A cada passo que eu dou,
Em cada frase que eu falar,
Em cada música cantada,
Quero Te agradar, quero Te agradar,
Quero Te agradar Senhor...
[Tudo que faço é para Tua glória (I Coríntios 10:31)]

Meu amor, Meu tudo, [Nada me separa deste amor (Romanos 8:39)]
Te adorar é o meu prazer, [Deus é merecedor da minha adoração (Salmos 9:2)]
Meu Senhor, Meu Dono, [Vivo como servo do Senhor (I Pedro 2:16)]
A essência que me faz viver... [Vivo para o Senhor (Romanos 14:8)]

Só Tu És a minha canção...
Só Tu És a minha canção...
[O Senhor é o motivo do meu cantar (Salmos 90:14)]





"Senhor, mesmo que minha vida não esteja de acordo com o que eu esperava, farei de tudo para que o Teu nome seja sempre louvado pelos meus lábios, através das minhas atitudes e dos meus pensamentos. Que a minha maior alegria seja Te adorar, para que eu descanse em Ti e veja as maravilhas que Tu tens reservado para os teus servos. Te amo!"
Thiago Marins

terça-feira, 7 de junho de 2011

Alegro-me nas minhas fraquezas

A paz do Senhor Jesus a todos! Gostaria de iniciar este post glorificando e exaltando o nome do Senhor Jesus, Aquele que deu a Sua vida para me livrar da escravidão do pecado e do juízo. Exalto ao Deus de Israel, que possui amor incondicional pelo Seu povo, pela Sua Igreja - aqueles que abriram seus corações para que Jesus entrasse e fizesse morada (Apocalipse 3:20).


Mas por que tanta exaltação ao Senhor logo no começo deste post? Amigo, estou numa felicidade acima da compreensão humana. E sabe por que? Porque estou passando por duas lutas muito difíceis de enfrentar! Você até poderia pensar 'Mas o Thiago elouqueceu! Ele gosta de sofrer?'. O apóstolo Paulo nos ensina algo maravilhoso na sua segunda carta à igreja em Corinto, no capítulo 12:

 7 - Para impedir que eu me exaltasse por causa da grandeza dessas revelações, foi-me dado um espinho na carne, um mensageiro de Satanás, para me atormentar.

 8 - Três vezes roguei ao Senhor que o tirasse de mim.

 9 - Mas ele me disse: “Minha graça é suficiente para você, pois o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza”. Portanto, eu me gloriarei ainda mais alegremente em minhas fraquezas, para que o poder de Cristo repouse em mim.

 10 - Por isso, por amor de Cristo, regozijo-me nas fraquezas, nos insultos, nas necessidades, nas perseguições, nas angústias. Pois, quando sou fraco é que sou forte.


Nos últimos gabinetes que tive com o meu amado pastor, Ele foi muito usado por Deus para me revelar algumas coisas que eu não havia percebido. A tempos atrás, passei por provações difíceis de suportar, mas aquilo que passei era algo que Deus havia permitido que eu passasse a fim de que eu pudesse me achegar mais a Ele, além de ter uma oportunidade de provar o meu amor e minha confiança no meu Deus. Infelizmente, neste teste eu fui reprovado. Isso me angustiou bastante, mas não me abateu. Deus, com Seu amor abundante, derramou sobre a minha vida a Sua misericórdia me dando mais uma chance (Lamentações 3:22,23).

Hoje estou passando por mais uma vontade permissiva de Deus, literalmente uma prova de fogo, mas desta vez eu serei aprovado em nome de Jesus! Não serei mais aquele homem que questiona o 'por quê' de tudo, mas confiarei nEle independente do que os meus olhos carnais podem ver. O segredo para enfrentar estas lutas, problemas com as pessoas que amo tanto, é a oração.


Quando falamos a um amigo, as palavras ficam apenas na lembrança. No entanto, nossas conversas com Deus se tornam em algo mais que isso. Todas as nossas orações são transformadas em suave incenso que inundam os céus com o seu perfume. Imagine que, quanto mais nós conversamos com Deus, mais agradável é o aroma lá em cima!

O que acha de perfumarmos o céu ainda hoje? Vamos fazer a nossa parte, acreditando que Deus é infinitamente maior do que todos os nossos problemas.

"...Cada um deles tinha uma harpa e taças de ouro cheias de incenso, que são as orações dos santos"
Apocalipse 5:8b

segunda-feira, 6 de junho de 2011

Lembre-se do quanto você é realmente rico

Vivemos num mundo onde a tecnologia tomou conta da vida diária de nossos amigos, parentes, parceiros de ministério, e até mesmo da nossa vida. Enquanto eu estava preso no trânsito por conta de um acidente ocorrido na Avenida Brasil, pude observar dentro do ônibus que eu estava sentado, e nos demais veículos a minha volta, um amontoado de pessoas se atualizando através das informações veiculadas através de seus BlackBerrys, iPhones, clamshells, candybars, sliders, smartphones, touchscreens, netbooks, e por aí vai. Por conta deste fato, pude pensar nas pessoas que não possuem condições financeiras para estar acompanhando tais evoluções tecnológicas e principalmente o quanto elas murmuram pelas suas respectivas condições atuais.

Será que você está certo em se achar tão desprovido de riquezas? Como você mede a riqueza? Pelo tamanho da tua carteira de investimentos? Pela metragem quadrada de onde você mora? Pela marca ou quantidade de carros que possui? Pelo número de smart phones que carrega na tua bolsa? Pelo salário recebido todo o mês?


Se você usa medidas como estas que citei acima para se comparar com pessoas famosas, como jogadores de futebol ou aquela família que mora numa mansão no Leblon, você certamente não se considerará uma pessoa rica. Com certo esforço, talvez se considerará até da classe média. Entretando, estas riquezas que podemos ver e tocar nunca duram. As fortunas mudam. O mercado cai. Uma emergência médica suga tuas aplicações e economia na poupança. Desastres naturais podem destruir tudo aquilo que você conquistou e construiu em questão de poucas horas. E ao morrer, deixará cada centavo que possui para outras pessoas.

A boa notícia que tenho pra te dar é que essas riquezas, que podem desaparecer, nunca foram verdadeiras! Deus afirma que:

 - você é rico nesta vida, bem como na outra, com riquezas que jamais acabarão;

 - você foi presenteado com talentos e dons inestimáveis;

 - na família de Deus, você é insubstituível;

 - o Espírito Santo habita no teu coração;

 - você pode causar impacto positivo nas pessoas à sua volta;

 - é um beneficiário da graça, do perdão, da esperança, da paz, do poder e da alegria do Senhor.

Todas estas coisas e muito mais são tesouros cujo valor é incalculável.



Separe uns instantes para considerar as riquezas que estão em seu poder neste exato momento e aquelas que durarão. Assim, na próxima vez que você estiver sem grana, receber um corte no teu salário ou aparecer alguma insatisfação no teu coração a respeito da aquisição de alguma coisa que desejar, mas que não pode bancar (como os celulares e computadores portáteis que falamos no início do post), lembre-se do quanto você é realmente rico.


"De fato, a piedade com contentamento é grande fonte de lucro"
I Timóteo 6:6

quarta-feira, 1 de junho de 2011

Deus te abençoe!


Que o Senhor esteja na tua frente,
para mostrar o caminho certo...

Que o Senhor esteja ao teu lado,
para te abraçar e proteger...

Que o Senhor esteja atrás de ti,
para te salvar de pessoas falsas...

Que o Senhor esteja debaixo de ti,
para te amparar quando caíres e que te tire das armadilhas...

Que o Senhor esteja dentro de ti,
para te consolar quando estiveres triste...

Que o Senhor esteja ao redor de ti,
para te defender quando outros te atacarem...

Que o Senhor esteja sobre ti
abençoando-te sempre!