terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Pede pra sair! Pede pra sair!

"Tira essa roupa preta, tira essa roupa. Você não é caveira, você é moleque."

Boa tarde. Ontem participei de uma reunião com o corpo de obreiros de Ebenézer, liderado pelo nosso pastor Wilson Canto. Foi uma reunião bastante proveitosa, mas que me deixou um pouco decepcionado no decorrer da reunião.

Ao longo da leitura da estrutura de departamentos e seus respectivos responsáveis para o ano de 2011 alguns irmãos, anteriormente à reunião, entregaram suas responsabilidades como líderes e o pastor foi anunciando as mudanças 'forçadas'. Fiquei triste.

Com o passar da reunião, o nosso pastor declarou o seguinte "...cansados, todos nós estamos. Querer entregar a responsabilidade dos ministérios para tirar a carga dos nossos lombos, também queremos. Mas será que é da vontade de Deus? Será que estamos respeitando a vontade de Deus para nossas vidas?".



Esse ano de 2010 realmente foi uma grande escola. Confesso que ao longo do ano, também eu quase peço pra sair, quase entreguei os pontos. Mas parei pra pensar que Deus não quer que desistamos, NUNCA! Quem usa a frase 'pede pra sair' é o diabo. O inimigo de nossas almas às vezes lança em nossas mentes, uma série de mentiras como:

 - Tira essa roupa preta, tira essa roupa! (sai desse ministério) Você não é caveira, você é moleque! (você não é capaz, você é um derrotado)

Vamos dar ouvidos ao que o diabo tem falado com o intuito de nos desanimar, ou vamos abraçar a causa do anúncio do evangelho de Cristo e trabalhar para o Senhor?
Convoco a cada um de vocês a fazer parte da TROPA DE ELITE DE CRISTO! Não desista, nunca! Por mais que esteja árdua a batalha, vale a pena ser aprovado nestas adversidades e ser útil Àquele que deu a Sua vida por cada um de nós.

Que tenhamos nossas mentes as orientações dadas pelo apóstolo Paulo à Timóteo, que diz "Combate o bom combate da fé. Toma posse da vida eterna, para a qual também foste chamado e de que fizeste a boa confissão perante muitas testemunhas. Exorto-te, perante Deus, que preserva a vida de todas as coisas, e perante Cristo Jesus, que, diante de Pôncio Pilatos, fez a boa confissão, que guardes o mandato imaculado, irrepreensível, até à manifestação de nosso Senhor Jesus Cristo" I Timóteo 6:12 a 14.


quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Pare de ser dramático!

Bom dia!

O tempo aparenta que não será ensolarado hoje, e já é motivo para que muitas pessoas reclamem. Mas será que realmente é um motivo plausível para reclamações?

Fico imaginando e me perguntando "por que o ser humano é, em sua natureza, tão insatisfeito?". Exemplo? Vamos lá, vamos falar de relacionamento:

 - Quando uma mulher encontra um homem que decide as coisas - é ditador. Se ele sempre quer ouvir a opinião da mulher - é mole demais;

 - Se o homem não deixa a mulher trabalhar e ele decide sustentar a casa - é machista. Se prefere que ela trabalhe para ajudar nas despesas da casa - é folgado;

 - Se o homem mantém a rotina - é sem criatividade. Se tenta fazer surpresas - é um sarcástico, pois é claro que ela não gosta de surpresas;

 - Se o homem trata a mulher com todo o cuidado e carinho demais - ela enjoa. Se ele a trata de forma mais seca - ela te valoriza e cobra porque você não tem sido tão carinhoso;

 - Se o homem não conta quando é assediado no trabalho - está escondendo o jogo e aprontando. Se ele conta tudo pra mulher - ela briga com ele porque passa a ter ciumes e ele está aprontando!

Sinceramente? Eu poderia passar horas escrevendo sobre insatisfações, e quis dar um exemplo de relacionamento com mulher, porque tenho experiência o suficiente e já passei por muitas situações estranhas, como as citadas acima.

O grande problema é que o ser humano sempre se acha 'O' coitado. Gosta de ser 'levado no colo', ser mimado, não gosta de passar por situações que fazem com que eles abram mão daquilo que são importante para eles em benefício do seu próximo.

Jesus, em todos os evangelhos, nos ensinou a amar ao próximo. Deu Sua vida por nós, que não merecíamos. Ele foi é e sempre será perfeito - Jesus é Deus. Quem somos nós para julgar nossos irmãos? Devemos sempre seguir o exemplo de Jesus, mas deixo evidente dois pontos fundamentais:

 1 - Ele se fez sacrifício vivo por nós, se doou por cada um de nós SEM RECLAMAR ("Ora, a passagem da Escritura que estava lendo era esta: Foi levado como ovelha ao matadouro; e, como um cordeiro mudo perante o seu tosquiador, assim ele não abriu a boca." Atos 8:32)

 2 - Resumiu os 10 mandamentos em apenas dois. Sendo o segundo, amar o teu próximo como a ti mesmo ("O segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo." Mateus 22:39). E deu exemplo de amor em João 15:13 que diz "Ninguém tem maior amor do que este: de dar alguém a própria vida em favor dos seus amigos.".


Pare de ser dramático! Vamos ser gratos pela vida maravilhosa que Jesus nos deu e vamos fazer a diferença! Se todos reclamam, não reclame! Se todos gritam, não grite! Se todos se fazem de coitados, se faça de MAIS QUE VENCEDOR, EM CRISTO JESUS!

terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Temos que quebrar isso!

Bom dia!

É amigo... como é difícil manter um nível de sanidade mental em decorrência a tantos problemas que enfrentamos ao longo da nossa jornada diária (seja de trabalho, de estudo, etc). Confesso à você que tem hora que desejo enforcar alguém - as pressões que passamos as vezes nos fazem tomar atitudes que não estão de acordo com o nosso caráter, nem mesmo demonstram aquilo que realmente somos.

Já se perguntaram por que estou escrevendo sobre isso? A responsabilidade de quebrar esta corrente de atitudes que trazem tanta tristeza para as pessoas é nossa! Vamos aproveitar a oportunidade e quebrar de vez o círculo do ódio que assola a vida daqueles que não têm o brilho de Jesus em suas vidas?

Vejam um exemplo:


1 - O diretor de uma empresa gritou com seu gerente porque estava irritadíssimo.

2 - O gerente, chegando em casa, gritou com a esposa, acusando-a de gastar demais.

3 - A esposa, nervosa, gritou com a empregada, que acabou deixando um prato cair no chão.

4 - A empregada chutou o cachorrinho no qual tropeçara enquanto limpava os cacos de vidro.

5 - O cachorrinho saiu correndo de casa e mordeu uma senhora que passava pela rua.

6 - Essa senhora foi à farmácia para fazer um curativo e tomar uma vacina. Ela gritou com o farmacêutico porque a vacina doeu ao ser aplicada.

7 - O farmacêutico, ao chegar em casa, gritou com a esposa porque o jantar não estava do seu agrado.

8 - Sua esposa afagou seus cabelos e o beijou, dizendo: Querido! Prometo que amanhã farei seu prato favorito. Você trabalha muito. Está cansado e precisa de uma boa noite de sono. Vou trocar os lençóis da nossa cama por outros limpinhos e cheirosos para que durma tranqüilo. Amanhã você vai se sentir melhor. Retirou-se e deixou-o sozinho com seus pensamentos.


Neste momento rompeu-se o círculo do ódio! Esbarrou na tolerância, na doçura, no perdão e no amor. Se você está no círculo do ódio, lembre-se de que ele pode ser quebrado, e VOCÊ tem esse poder e responsabilidade!

Não mude sua natureza. Se alguém te faz algum mal, apenas tome precauções. Alguns perseguem a felicidade, outros a criam. Preocupe-se mais com sua consciência do que com sua reputação. Porque sua consciência é o que você é, e sua reputação é o que os outros pensam de você. E o que os outros pensam, é problema deles.

Jesus nos ensina em Mateus 5:13 "Vós sois o sal da terra; ora, se o sal vier a ser insípido, como lhe restaurar o sabor? Para nada mais presta senão para, lançado fora, ser pisado pelos homens."

FAÇA A DIFERENÇA! Pense nisso...

quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

10 super dicas para um jovem vencedor


Hoje o post será diferente dos demais que já publiquei. Como o meu foco são os jovens (de 8 a 80 anos rsrs), senti no coração de colocar umas dicas para que você, jovem, possa se tornar um vencedor no meio secular.

Ontem de manhã tive a oportunidade de conversar com uma jovem que congrega em Ebenézer (Quésia - 18 anos), pois pegamos o mesmo ônibus. Como o trajeto é longo, podemos conversar sobre várias coisas, dentre elas a perspectiva que os adolescentes e jovens de Ebenézer (minha congregação) têm sobre o futuro. Confesso que me preocupei.

Por conta disso, resumi em 10 dicas o que todo jovem poderia ter como alvo no meio secular para ser vencedor. Segue:


 1 - Escolha seus amigos. Nao ande com pessoas que não vão agregar nada à sua vida futura;

 2 - Estude. Lembre-se que o século XXI é o século do conhecimento e da inteligência. Vencerão somente os melhores;

 3 - Procure ouvir a experiência dos mais velhos. Às vezes pode ser chato, mas antes de descartar bons conselhos, pense neles;

 4 - Cuide de sua saúde. Pratique esportes. Não fume;

 5 - Encha o seu tempo. Não fique desocupado. Faça alguma coisa boa - cursos rápidos além da escola são uma boa opção;

 6 - Aprenda inglês e espanhol. Lembre-se que inglês será o idioma universal. Mais da metade da população mundial estará falando inglês nos próximos anos. Espanhol é importante porque será a segunda língua mundial;

 7 - Aprenda computação. Seja amigável com um computador. O mundo será a cadia dia mais digital.  Navegue na Internet buscando informações úteis para o seu futuro;

 8 - Divirta-se. Seja uma pessoa alegre. Sorria!

 9 - Seja pólido e educado. Saiba dizer "com licença", "por favor", "obrigado", "desculpe". Pessoas educadas têm mais sucesso na vida e no trabalho;

 10 - Resista a tentação às drogas e maneiras fáceis (e falsas) de ser feliz. Lembre-se que a felicidade e o sucesso são construídos no dia-a-dia por nossas atitudes e comportamentos. Acredite em você! Você merece ser feliz! Cuide-se! E não esqueça de sua espiritualidade. Professe seu amor ao Senhor Jesus para sempre se lembrar das coisas permanentes e não apenas das coisas transitórias da vida. Só assim você será realmente feliz!


Pense nisso. Sucesso!


"Quem entre vós é sábio e inteligente? Mostre em mansidão de sabedoria, mediante condigno proceder, as suas obras... A sabedoria, porém, lá do alto é, primeiramente, pura; depois, pacífica, indulgente, tratável, plena de misericórdia e de bons frutos, imparcial, sem fingimento."
Tiago 3:13 e 17

terça-feira, 7 de dezembro de 2010

O que vamos construir hoje?

Bom dia!

Hoje acordei refletindo sobre alguns fatos que tem me cercado ultimamente. Nas duas ultimas semanas, tenho ajudado dois casais amigos em problemas no seu casamento, chegando até mesmo a pensarem na possibilidade do divórcio. Infelizmente passei por esta situação e sei como é doloroso.

Mágoa, rancor, tristeza, ressentimento... sentimentos que nos dão uma falsa impressão de fazer valer pelos seus 'direitos', quando a pessoa que está do nosso lado vacila. Mas você acha que vale realmente a pena criar este muro em volta de si mesmo, para se afastar das pessoas que consciente ou inconscientemente te magoam?

Leiam esta excelente lição de vida.



Dois irmãos que moravam em fazendas vizinhas, separadas apenas por um riacho, entraram em conflito. Foi a primeira grande desavença em toda uma vida de trabalho lado a lado, mas agora tudo havia mudado. O que começou com um pequeno mal-entendido, finalmente explodiu numa troca de palavras ríspidas, seguidas por semanas de total silêncio.

Numa manhã, o irmão mais velho ouviu baterem à sua porta. Abriu-a e se deparou com um homem que lhe disse:


 - Estou procurando trabalho. Talvez você tenha algum serviço para mim...


 - Sim, disse o fazendeiro. Claro! Vê aquela fazenda ali, além do riacho? É do meu vizinho. Na realidade é do meu irmão mais novo. Nós brigamos e não posso mais suportá-lo. Vê aquela pilha de madeira ali no celeiro? Pois use para construir uma cerca bem alta.

 - Acho que entendo a situação, disse o carpinteiro. Mostre-me onde estão a pá e os pregos.

O irmão mais velho entregou o material e foi para a cidade. O homem ficou ali cortando, medindo, trabalhando o dia inteiro.



Quando o fazendeiro chegou, não acreditou no que viu: em vez de cerca, uma ponte foi construída ali, ligando as duas margens do riacho. Era um belo trabalho, mas o fazendeiro ficou enfurecido e falou:

 - Você foi atrevido construindo essa ponte depois de tudo que lhe contei.


Mas as surpresas não pararam aí. Ao olhar novamente para a ponte viu o seu irmão se aproximando de braços abertos. Por um instante permaneceu imóvel do seu lado do rio. O irmão mais novo então falou:

 - Você realmente foi muito amigo construindo esta ponte mesmo depois do que eu lhe disse.

De repente, num só impulso, o irmão mais velho correu na direção do outro e abraçaram-se, chorando no meio da ponte.

O carpinteiro que fez o trabalho partiu com sua caixa de ferramentas.

 - Espere, fique conosco! Tenho outros trabalhos para você.

E o carpinteiro respondeu:

 - Eu adoraria, mas tenho outras pontes a construir...


Já pensou como as coisas seriam mais fáceis se parássemos de construir cercas e muros e passássemos a construir pontes com nossos familiares, amigos, colegas do trabalho e principalmente nossos inimigos?

O que você está esperando? Que tal começar agora? Muitas vezes desistimos de quem amamos por causa de mágoas e mal-entendidos. Vamos deixar isso de lado, ninguém é perfeito, mas alguém tem que dar o primeiro passo. Quanto mais amigos você tiver, melhor vai se sentir, sabe por quê? É bom demais amar, ser amado é melhor ainda. Pense nisso e construa pontes ao seu redor.

Um fraterno abraço e que Deus permita que possamos construir muitas pontes juntos.

"E vós, irmãos, não vos canseis de fazer o bem."
II Tessalonicenses 3:13

sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

É curioso, mas também ingrato!

Imagine que é uma típica tarde de sexta-feira e você está dirigindo em direção à sua casa. Você sintoniza o rádio. O noticiário está falando de coisas de pouca importância. Você ouve que numa cidadezinha distante morreram 3 pessoas de uma gripe, até então, totalmente desconhecida.

Não presta muita atenção ao tal acontecimento e esquece o assunto.

Na segunda-feira, quando acorda, escuta que já não são 3, mas 30.000, as pessoas mortas pela tal gripe, nas colinas remotas da Índia. Um grupo do Controle de Doenças dos EUA foi investigar o caso. Na terça-feira, já é a notícia mais importante, ocupando a primeira página de todos os jornais, pois já não é só na Índia, mas também no Paquistão, Irã e Afeganistão.


Enfim, a notícia se espalha pelo mundo. Estão chamando a doença de "La Influenza Misteriosa" e todos se perguntam:

 - Que faremos para controlá-la?

Então, uma notícia surpreende a todos: A Europa fecha suas fronteiras. A França não recebe mais vôos da Índia, nem de outros países dos quais se tenham comentado de casos da tal doença. Por causa do fechamento das fronteiras,você está ligado em todos os meios de comunicação, para manter-se informado da situação e, de repente, ouve que uma mulher declarou que num dos hospitais da França, um homem está morrendo por causa da tal "Influenza Misteriosa".


Começa o pânico na Europa.

As informações dizem que, quando você contrai o vírus, é questão de uma semana de vida. Em seguida, as pessoas têm 4 dias de sintomas horríveis e morrem.

A Inglaterra também fecha suas fronteiras, mas já é tarde. No dia seguinte, o presidente dos EUA fecha também suas fronteiras para Europa e Ásia, para evitar a entrada do vírus no país, até que encontrem a cura.No dia seguinte, as pessoas começam a se reunir nas igrejas, em oração pela descoberta da cura, quando, de repente, entra alguém na igreja, aos gritos:

 - Liguem o rádio! Liguem o rádio! Duas mulheres morreram em Nova York!

Em questão de horas, parece que a coisa invadiu o mundo inteiro. Os cientistas continuam trabalhando na descoberta de um antídoto, mas nada funciona.

De repente, vem a notícia esperada: conseguiram decifrar o código de DNA do vírus. É possível fabricar o antídoto! É preciso, para isso, conseguir sangue de alguém que não tenha sido infectado pelo vírus.


Corre por todo o mundo, a notícia de que as pessoas devem ir aos hospitais fazer análise de seu sangue e doar para a fabricação do antídoto.

Você vai de voluntário com toda sua família, juntamente com alguns vizinhos, perguntando-se, o que acontecerá. Será este o final do mundo?

De repente, o médico sai gritando um nome que leu em seu caderno. O menor dos seus filhos está ao seu lado, se agarra na sua jaqueta, e lhe diz:

 - Pai? Esse é meu nome!

E antes que você possa raciocinar, estão levando seu filho, e você grita:

 - Esperem!

E eles respondem:

 - Tudo está bem! O sangue dele está limpo, e é sangue puro. Achamos que ele tem o sangue que precisamos para o antídoto.

Depois de 5 longos minutos, saem os médicos chorando e rindo ao mesmo tempo. E é a primeira vez que você vê alguém rindo em uma semana. O médico mais velho se aproxima de você e diz:

 - Obrigado, senhor! O sangue de seu filho é perfeito, está limpo puro, o antídoto finalmente poderá ser fabricado.

A notícia se espalha por todos os lados. As pessoas estão orando e rindo de felicidade. Nisso, o médico se aproxima de você e de sua esposa, e diz:

 - Posso falar-lhes um momento? Não sabíamos que o doador seria uma criança e precisamos que o senhor assine uma autorização para usarmos o sangue de seu filho.

Quando você está lendo, percebe que não colocaram a quantidade de sangue que vão usar, e pergunta:

 - Mas, qual a quantidade de sangue que vão usar?

O sorriso do médico desaparece e ele responde:

 - Não pensávamos que fosse uma criança. Não estávamos preparados... precisamos de todo o sangue de seu filho...

Você não pode acreditar no que ouve e trata de contestar:

 - Mas... mas...

O médico insiste:

 - O senhor não compreende? Estamos falando da cura para o mundo inteiro! Por favor, assine! Nós precisamos de todo o sangue!

Você, então, pergunta:

 - Mas vocês não podem fazer-lhe uma transfusão?

E vem a resposta:

 - Se tivéssemos sangue puro, poderíamos. Assine! Por favor, assine!

Em silêncio, e sem ao menos poder sentir a caneta na mão, você assina. Perguntam-lhe:

 - Quer ver seu filho agora?

Você caminha na direção da sala de emergência onde se encontra com seu filho, que está sentado na cama, e ele diz:

 - Papai!? Mamãe!? O que está acontecendo?

Você segura na mão dele e fala:

 - Filho, sua mãe e eu lhe amamos muito e jamais permitiríamos que lhe acontecesse algo que não fosse necessário, você entende?

O médico regressa e diz:

 - Sinto muito senhor, precisamos começar, gente do mundo inteiro está morrendo, o senhor pode sair?

Nisso, seu filho pergunta:

 - Papai? Mamãe? Por que vocês estão me abandonando?

E na semana seguinte, quando fazem uma cerimônia para honrar o seu filho, algumas pessoas ficam em casa dormindo, e outras não vêm, porque preferem fazer um passeio ou assistir um jogo de futebol na TV. E outras veêm, mas como se realmente não estivessem se importando. Aí você tem vontade de parar e gritar:

 - MEU FILHO MORREU POR VOCÊS!!! NÃO SE IMPORTAM COM ISSO?


Talvez isso é o que DEUS nos quer dizer:

 - MEU FILHO MORREU POR VOCÊS!!! NÃO SABEM O QUANTO EU OS AMO?

É curioso como é simples para algumas pessoas debocharem de Deus, e dizer que não entendem como o mundo caminha de mal para pior. É curioso como acreditamos em tudo aquilo que lemos nos jornais, mas questionamos as palavras de Deus. É curioso como todos querem ir para o Céu, mas nada fazem para merecê-lo. É curioso como as pessoas dizem: "Eu creio em Deus!", mas com suas ações, mostram totalmente o contrário.

É curioso como você consegue enviar centenas de piadas através de um correio eletrônico, mas quando recebe uma mensagem a respeito de Deus, pensas duas vezes antes de compartilhá-la com os outros.

É curioso como a luxúria crua, vulgar e obscena, passa livremente através do espaço, mas a discussão pública de DEUS é suprimida nas escolas e locais de trabalho. CURIOSO, NÃO É?

É curioso como me preocupo com o que as pessoas pensam de mim, mas não me preocupo com aquilo que DEUS possa pensar de mim.

É curioso, mas também ingrato!

"Mas ele foi traspassado pelas nossas transgressões e moído pelas nossas iniqüidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados."
Isaías 53:5

quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Cansado dos treinamentos, mas vale a pena!

A foto ao lado é de um dos treinamentos que tive na época que fazia luta livre (a esquerda meu professor e a direita, eu). Os treinamentos eram puxados, mas com objetivos nobres: vencer as lutas, se tornar um campeão e honrar ao nosso professor, que nos ensinou o melhor das técnicas. Assim temos que ser quando somos 'treinados' pelo Senhor...

Ao contrário do que aconteceu com Salomão, os inimigos de Davi nunca lhe deram descanso. Isso o obrigava a manter sua fé em constante atividade. A maioria dos salmos de Davi reflete seu sofrimento.

"Salva-me, ó Deus, porque as águas me sobem até à alma. Estou atolado em profundo lamaçal, que não dá pé; Estou nas profundezas das águas, e a corrente me submerge. Estou cansado de clamar, secou-se-me a garganta; Os meus olhos desfalecem de tanto esperar por meu Deus."
Salmos 69:1-3

Esta passagem reflete claramente um de seus momentos de tortura e dor. Mas, em nenhum momento Davi vacilou na fé ou perdeu sua confiança em Deus. Já seu filho Salomão não viveu a situação do pai. Ele confessa o bem-estar de sua alma, dizendo: …o Senhor, meu Deus, me tem dado descanso de todos os lados; não há nem inimigo, nem adversidade alguma (I Reis 5.4).

Dois reis, dois destinos diferentes. O primeiro gemeu por conta dos inimigos, mas manteve sua comunhão com Deus; o segundo gozava da prosperidade, da paz e não tinha inimigos. Mas, perdeu a fé.

A conclusão do paradoxo da fé é simples: quanto maior e melhor é o estado de bem-estar social e espiritual, maior o risco de se acomodar na fé e perder tudo. É o retrato de Salomão.

Quanto mais intenso é o estado de lutas e provações, mais requerida é a fé e a dependência de Deus. É o retrato de Davi.

Deus tem permitido a presença de inimigos da fé para que Seus servos não sejam acomodados. É a velha história do tubarão no tanque de peixes. Enquanto lá está, os peixes mantêm-se vigilantes, mas vivos!


OBRIGADO SENHOR, PELO TREINAMENTO DE ELITE QUE TENHO RECEBIDO PARA ENFRENTAR AS GRANDES BATALHAS DA VIDA!