terça-feira, 31 de agosto de 2010

Regras para alcançar uma vida com serenidade

Bom dia a todos!

Ontem foi um dia muito agitado aqui no trabalho, quase não tive tempo para conseguir pensar em todas as coisas importantes e que realmente agregam valor que eu deveria ter feito. Se não nos atentarmos, a vida nos leva a uma rotina quase que 'mecânica', ao ponto de vivermos uma mesmice monótona e sem graça.

Chego sempre muito tarde em casa ao voltar do trabalho, e se não vigiar, vou 'viver pra trabalhar' ao invés de 'trabalhar para viver'  rs.


A preocupação quanto à qualidade da nossa vida aumenta a cada dia que passa, e o que podemos fazer para conseguir melhorar este quadro?

Reflita comigo nestas pequenas regras para alcançar uma vida com serenidade:


1 - Só por hoje tratarei de viver exclusivamente este meu dia, sem querer resolver o problema da minha vida, todos de uma vez.

2 - Só por hoje terei o máximo cuidado com o meu modo de tratar os outros, delicado nas maneiras, não criticar ninguém senão a mim.

3 - Só por hoje me sentirei feliz com certeza de ter sido criado para ser feliz, não só no outro mundo, mas também neste.

4 - Só por hoje dedicarei dez minutos do meu tempo a uma boa leitura, lembrando-me que assim como é precioso comer para sustentar meu corpo, assim também a leitura é necessária para alimentar a vida da minha alma.

5 - Só por hoje me adaptarei às circunstâncias, para pretender que as circunstâncias se adaptem aos meus desejos.


6 - Só por hoje farei uma coisa de que não gosto e se for ofendido nos meus sentimentos procurarei que ninguém o saiba.

7 - Só por hoje praticarei uma boa ação sem contá-la a ninguém.

8 - Só por hoje farei um programa bem completo do meu dia. Talvez não o execute perfeitamente, mas em todo o caso, vou fazê-lo. E me guardarei bem de duas calamidades: a pressa e a indecisão.


9 - Só por hoje ficarei bem firme na fé de que há um Criador que se ocupa de mim, mesmo quando as circunstâncias manifestem o contrário.

10 - Só por hoje não terei medo do que é belo e não terei medo de crer na bondade. Durante doze horas de um dia posso fazer o bem, o que me desanimaria se pensasse que teria que fazê-lo durante toda minha vida.

A aplicação destes breves passos no seu dia de hoje, repetidos amanhã e depois, desenvolverão o hábito de pensar e agir com serenidade.

O ganho para sua qualidade de vida será muito grande!


Pense nisso.

Tenha um bom dia HOJE! Com Serenidade...


Isaías 52:7 diz "Que formosos são sobre os montes os pés do que anuncia as boas-novas, que faz ouvir a paz, que anuncia coisas boas, que faz ouvir a salvação, que diz a Sião: O teu Deus reina!"

segunda-feira, 30 de agosto de 2010

A pedrinha

Boa tarde amigos!

Ontem foi mais um dia de um culto abençoado, onde pudemos aprender um pouco mais da palavra de Deus. Tive a oportunidade de conhecer o tamanho amor de Deus e do nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo, no qual até hoje peleja por nós em nossas batalhas.

Engraçado como nós sempre reclamamos dos problemas que passamos, mas não somos capazes de agradecer à Deus por tudo que Ele tem feito por nossas vidas... às vezes nos comportamos como filhos mimados, que só querem ganhar, ganhar e ganhar. Misericórdia de nossas vidas!

Abaixo segue um excelente exemplo do que, por muitas vezes, fazemos sem ao menos levar em conta do que realmente está acontecendo:


Mal sabemos o quanto Jesus suportou, suporta e suportará por nós. Não deixe de tentar descobrir um pouco mais sobre Ele, que te protege de tantas "pedras".

Não deixe de bater um papo com Ele, não deixe de Lhe agradecer, Ele esta aí com você.

Jesus anseia ouvir tua voz e que você o conheça, como Ele te conhece!

Que Deus os abençoe!

sábado, 28 de agosto de 2010

Vale a pena se esforçar

Boa tarde a todos os amigos!

Sim... hoje é sábado e estou escrevendo à vocês algo que veio do coração para edificar a vida de cada um!

Neste exato momento estou passando mais um sábado isolado das atividades normais de qualquer ser humano (ir à praia, ao shopping, jogar futebol, jogar de video game, ver filmes...) para me dedicar ao término do TCC (trabalho de conclusão de curso) do MBA de Gerenciamento de Projetos, no qual concluí as aulas e preciso apenas entregar o TCC e ter minha vitória consolidada.

Vocês poderiam questionar "Mas Thiago, um sábado apenas não mata ninguem... por que você acha que seria um esforço tão grande?", a resposta é: Desde o início de 2009, sacrifico meus sábados com aulas de 08 da manhã até as 6 da tarde, mas com um objetivo, um propósito específico.

Vale a pena se esforçar!

Mesmo abrindo mão de fazer tudo aquilo que gostaria, vejo a conclusão do MBA como mais uma vitória para um filho de Deus. A palavra de Deus nos diz em Isaías 1:19 "Se quiserdes e me ouvirdes, comereis o melhor desta terra". Vejam bem, Deus nos dará o melhor desta terra a partir do momento que semearmos aquilo que gostaríamos de colher.

Portanto trabalhe, estude, evangelize, ore, dê o melhor de si, pois mesmo que seja alguma tarefa que você não goste (Efésios 2:3; Romanos 8:5), mas que você sabe que se realizá-lo terá um final de vitórias, realmente... VALE A PENA SE ESFORÇAR!

"Toda disciplina, com efeito, no momento não parece ser motivo de alegria, mas de tristeza; ao depois, entretanto, produz fruto pacífico aos que têm sido por ela exercitados, fruto de justiça."
Hebreus 12:11

Tenham um excelente final de semana!

sexta-feira, 27 de agosto de 2010

O que é mais importante?

Tornamo-nos a cada dia mais egoístas e insensíveis para as situações que nos norteiam ao longo dos anos. Será que estamos dando a devida importância para o que REALMENTE é importante?

A nossa vida é cercada de desafios e situações inesperadas. Uns enxergam como dificuldade, outros como oportunidade. Para os que enxergam como dificuldade, são aqueles que ainda não aprenderam o verdadeiro sentido da vida, o maior dom que Deus pôde dar ao homem: o amor. Para os que enxergam como oportunidade, agradecem a Deus pela situação em que vivem (independente de qual seja), sabendo que existem pessoas com problemas maiores que os nossos, e que mesmo estando inundados de situações adversas, Deus nos capacita a ajudar àqueles que esperam por uma mão estendida.

O que é mais importante? Chegar à frente de todos, ou compartilhar a alegria de todos sermos campeões?

O que é mais importante? Encher-se de auto-piedade com seus problemas, ou ajudar aqueles que necessitam de compreensão e amor, com a recompensa de um pagamento que o dinheiro não pode pagar: um coração grato e feliz?

A palavra de Deus diz em Tiago 4:17 “Portanto, aquele que sabe que deve fazer o bem e não o faz nisso está pecando”.

No final de semana passado eu participei de um rodízio de pizza com meus amigos, família e parentes. Como foi bom compartilhar da alegria que sentimos naquele momento! Mas nem sempre a nossa vida é só alegria... Vamos refletir e fazer com que as nossas ações venham a trazer mais conforto àqueles que precisam mais do que cada um de nós, pois Jesus foi assim e Ele é o nosso maior referencial.

Tudo que Deus colocou em meu coração esta manhã, não serve apenas para vocês (meus amigos), mas também para minha vida. Decidi reclamar menos, agradecer mais e ajudar mais ainda.

Tenham um dia de grandes vitórias!

quinta-feira, 26 de agosto de 2010

A quem pertence o presente?

Boa tarde amigos!

Fico muito feliz quando Deus nos mostra claramente, através da Sua palavra, o quão bom é vivermos uma vida de santidade e adoração.

O fato de vivermos uma nova vida, lavada e remida pelo sangue de Jesus, nos leva a enfrentar vários desafios e a vencer gigantes: como o 'eu'. Temos a responsabilidade de sermos o sal da terra (Mateus 5:13), chamados verdadeiramente para fazer a diferença, através do amor que Deus coloca em nossos corações.

Mas, e se reagirmos às dificuldades e desafios da mesma forma como aqueles que ainda não conhecem a Jesus? Estaremos mesmo fazendo a diferença?


Veja o exemplo do Samurai no texto que segue:


Perto de Tóquio vivia um grande samurai, já idoso, que agora se dedicava a ensinar o zen aos jovens. Apesar de sua idade, corria a lenda de que ainda era capaz de derrotar qualquer adversário.

Certa tarde, um guerreiro conhecido por sua total falta de escrúpulos apareceu por ali.Era famoso por utilizar a técnica da provocação: esperava que seu adversário fizesse o primeiro movimento e, dotado de uma inteligência privilegiada para reparar os erros cometidos, contra-atacava com velocidade fulminante. O jovem e impaciente guerreiro jamais havia perdido uma luta.  Conhecendo a reputação do samurai, estava ali para derrotá-lo, e aumentar sua fama. Todos os estudantes se manifestaram contra a idéia, mas o velho aceitou o desafio.

Foram todos para a praça da cidade, e o jovem começou a insultar o velho mestre.

Chutou algumas pedras em sua direção, cuspiu em seu rosto, gritou todos os insultos conhecidos, ofendendo inclusive seus ancestrais.

Durante horas fez tudo para provocá-lo, mas o velho permaneceu impassível.  No final da tarde, sentindo-se já exausto e humilhado, o impetuoso guerreiro retirou-se.

Desapontados pelo fato de que o mestre aceitar tantos insultos e provocações, os alunos perguntaram:

 - Como o senhor pode suportar tanta indignidade? Por que não usou sua espada, mesmo sabendo que podia perder a luta, ao invés de mostrar-se covarde diante de todos nós?

 - Se alguém chega até você com um presente, e você não o aceita, a quem pertence o presente? - perguntou o Samurai.

 - A quem tentou entregá-lo - respondeu um dos discípulos.


 - O mesmo vale para a inveja, a raiva, e os insultos - disse o mestre. Quando não são aceitos, continuam pertencendo a quem os carregava consigo. A sua paz interior, depende exclusivamente de você. As pessoas não podem lhe tirar a calma, só se você permitir...


A Palavra de Deus nos diz em II Timóteo, no capitulo 1, versículo 7: "Porque Deus não nos tem dado espírito de covardia, mas de poder, de amor e de moderação."

Tenham um dia de grandes vitórias!

quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Por que ir à igreja?

Bom dia amigos!

Recentemente me fiz esta pergunta, não levando em consideração as questões teológicas e de todo o conhecimento que adquirimos ao estudar a palavra de Deus. Mas... como explicar de forma simples para as pessoas que existe uma fundamental importância em ir à igreja e cultuar ao nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo?

Ao lidar com os jovens da congregação de Ebenézer, estou sempre sendo desafiado a mostrar a verdadeira alegria em servir ao nosso amado Deus, e uma das maiores dificuldades que encontramos é a frequência dos jovens tanto na EBD (Escola Bíblica Dominical) e nos cultos regulares.

Leiam o fato que ocorreu relacionado a este tema e seu surpreendente
final:



Um certo freqüentador de Igreja escreveu para o editor de um jornal e reclamou que não faz sentido ir à Igreja todos os domingos.

"Eu tenho ido à Igreja por 30 anos", ele escreveu, "e durante este tempo eu ouvi umas 3.000 pregações. Mas por minha vida, eu não consigo lembrar nenhum sequer deles... Assim, eu penso que estou perdendo meu tempo e os pastores estão desperdiçando o tempo deles pregando sermões!"

Esta carta iniciou uma grande controvérsia na coluna "Cartas ao Editor", para prazer do Editor em Chefe do jornal. Isto foi por semanas, recebendo e publicando cartas no assunto, até que alguém escreveu este argumento:

"Eu estou casado já há 30 anos. Durante este tempo minha esposa deve ter cozinhado umas 32.000 refeições. Mas, por minha vida, eu não consigo me lembrar do cardápio de nenhuma destas 32.000 refeições. Mas de uma coisa eu sei... Todas elas me nutriram e me deram a força que eu precisava para fazer o meu trabalho. Se minha esposa não tivesse me dado estas refeições, eu estaria hoje fisicamente morto. Da mesma maneira, se eu não tivesse ido à Igreja para alimentar minha fome espiritual, eu estaria hoje morto espiritualmente."


Quando a gente está resumido a NADA... DEUS está POR CIMA DE TUDO!

Fé vê o invisível, acredita no inacreditável, e recebe o impossível!

Graças a Deus por nossa nutrição física e espiritual!

terça-feira, 24 de agosto de 2010

A fábula do porco espinho

Bom dia a todos!

Hoje de manha, vindo ao trabalho no ônibus, estive refletindo sobre uma série de problemas que enfrentamos e quais seriam nossas atitudes mais sábias para enfrentá-las.

Por que nós reclamamos tanto das pessoas que nos rodeiam? Sejam elas filhos, amigos, parentes, esposa (marido), namorada (o), noiva (o), colega de trabalho, pastor, lider... enfim, todas elas tem seus defeitos e qualidades, mas até onde vale a pena nos afastarmos destes que nos fazem sorrir e chorar ao mesmo tempo?

Pensando nisto, segue uma breve fábula que nos ensinará uma grande lição:

Durante a era glacial, muitos animais morriam por causa do frio. Os porcos-espinhos, percebendo a situação, resolveram se juntar em grupos, assim se agasalhavam e se protegiam mutuamente, mas os espinhos de cada um feriam os companheiros mais próximos, justamente os que ofereciam mais calor.

Por isso decidiram se afastar uns dos outros e voltaram a morrer congelados, então precisavam fazer uma escolha:

Ou desapareceriam da Terra ou aceitavam os espinhos dos companheiros.

Com sabedoria, decidiram voltar a ficar juntos.

Aprenderam assim a conviver com as pequenas feridas que a relação com uma pessoa muito próxima podia causar, já que o mais importante era o calor do outro.

E assim sobreviveram.


Moral da História:

O melhor do relacionamento não é aquele que une pessoas perfeitas, mas aquele onde cada um aprende a conviver com os defeitos do outro, e admirar suas qualidades.

segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Só mais 5 minutos...

Sejam bem vindos!

Deus tem me surpreendido a cada dia que passa, me dando estratégias celestiais para que a Sua mensagem seja pregada de todas as formas: evangelismo estratégico, encenações teatrais, congressos e agora... através do blog.


Sigo a estratégia do apóstolo Paulo que diz na primeira carta à igreja de Corinto, capítulo 9, dos versículos 19 ao 22:

19 Porque, sendo livre de todos, fiz-me escravo de todos, a fim de ganhar o maior número possível.

20 Procedi, para com os judeus, como judeu, a fim de ganhar os judeus; para os que vivem sob o regime da lei, como se eu mesmo assim vivesse, para ganhar os que vivem debaixo da lei, embora não esteja eu debaixo da lei.

21 Aos sem lei, como se eu mesmo o fosse, não estando sem lei para com Deus, mas debaixo da lei de Cristo, para ganhar os que vivem fora do regime da lei.

22 Fiz-me fraco para com os fracos, com o fim de ganhar os fracos. Fiz-me tudo para com todos, com o fim de, por todos os modos, salvar alguns.

Parafraseando os escritos do apóstolo em questão, me fiz de blogger com o fim de ganhar os bloggers.

Para iniciar esta nova oportunidade de anunciarmos a palavra de Deus, pergunto à vocês... quais têm sido as prioridades da tua vida? Onde temos depositado a verdadeira importância do nosso tempo?

Certa vez no parque, uma mulher sentou-se ao lado de um homem. Ela disse:

 - Aquele ali é meu filho, o de suéter vermelho deslizando no escorregador.

 - Um bonito garoto - respondeu o homem.

E completou:

 - Aquela de vestido branco, pedalando a bicicleta, é minha filha.


Então, olhando o relógio, o homem chamou a sua filha.


 - Melissa, o que você acha de irmos?


 - Mais cinco minutos, pai. Por favor. Só mais cinco minutos!


O homem concordou e Melissa continuou pedalando sua bicicleta, para alegria de seu coração. Os minutos se passaram, o pai levantou-se e novamente chamou sua filha:

 - Hora de irmos, agora?


Mas, outra vez Melissa pediu:


 - Mais cinco minutos, pai. Só mais cinco minutos!


O homem sorriu e disse:


 - Está certo!


 - O senhor é certamente um pai muito paciente - comentou a mulher ao seu lado.


O homem sorriu e disse:


 - O irmão mais velho de Melissa foi morto no ano passado por um motorista bêbado, quando montava sua bicicleta perto daqui. Eu nunca passei muito tempo com meu filho e agora eu daria qualquer coisa por apenas mais cinco minutos com ele. Eu me prometi não cometer o mesmo erro com Melissa. Ela acha que tem mais cinco minutos para andar de bicicleta. Na verdade, eu é que tenho mais cinco minutos para vê-la brincar...




Em tudo na vida estabelecemos prioridades. Quais são as suas?


Lembre-se:


Nem tudo o que é importante é prioritário, e nem tudo o que é necessário é indispensável!


Dê, hoje, a alguém que você ama mais cinco minutos de seu tempo.